Fonte:
Enviado em Sexta, julho 08 @ 08:24:33 BRST por Bios
O Sistema de Inventário do Governo Federal Brasileiro conquistou a adesão dos governos da Argentina, do Paraguai e da Venezuela. Na última semana, o governo registrou 20 cadastramentos dos vizinhos sul-americanos interessados na instalação da ferramenta. Em função disso, o Ministério do Planejamento por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e a Diretora de Informática do Petróleo da Venezuela- PDVSA, empresa estatal venezuelana, firmaram um acordo para gerar a versão em espanhol da ferramenta.
Ela consiste no Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), um software livre, com licença pública geral (GPL)
No próximo dia 20 haverá uma reunião da Comunidade Cacic na Argentina para tratar das possíveis aplicações no país. Para julho também estão agendados encontros no Brasil para tratar do agente linux, que responde pelo inventário das estações com sistema operacional livre. O objetivo é apresentar uma primeira versão concluída para outubro.
Esse software possibilita fornecer informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode disponibilizar informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando a segurança na rede.
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, não havia uma solução em software livre para a gestão do ambiente de informática nos diferentes órgãos.
Ele lembrou que para uma gestão mais eficaz da rede é necessário saber exatamente o que está instalado no ambiente de informática. Na sua opinião, o Cacic permite um conhecimento dinâmico dessa realidade.
“Os produtos que existem no mercado são todos proprietários, muito caros e de difícil implementação e o Cacic é uma ferramenta que se implementa muito rapidamente e é de grande simplicidade para a gestão do processo”, salientou. “Essa ferramenta tem se mostrado com grande apelo não só para outros países como também para empresas públicas brasileiras porque ela vem suprir uma deficiência do mercado.”
A Universidade de Brasília (UnB) vai finalizar a "reengenharia reversa do software", ou seja, vai verificar como o desenvolvimento do sistema foi realizado. Essa iniciativa possibilitará obter a documentação completa do sistema: módulos, funcionalidades, os programas, as chamadas ao banco de dados, entre outros exemplos. Com isso, poderá auxiliar no processo de evolução do software.
O resultado deste trabalho será disponibilizado para Comunidade também em julho. A exemplo do que já vem acontecendo no governo federal, companhias de informática vão contribuir, ainda, na adequação do Cacic para realidade dos estados e municípios.
É o caso da Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e do Consórcio de Municípios para o Software Livre (Comsoli). O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
O seu compartilhamento para os demais órgãos do governo federal está sendo coordenado pela SLTI e o acesso à Comunidade Cacic é possível pelo endereço www.governoeletronico.gov.br/cacic.
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/4383
Nenhum comentário:
Postar um comentário