quinta-feira, novembro 18, 2004

Trocar Windows por Linux pode render processo, diz Microsoft




Fonte:



A Microsoft aproveitou um fórum governamental em Cingapura para disparar contra o Linux, maior concorrente do Windows. Segundo a empresa, órgãos governamentais que usem o sistema operacional de código-fonte aberto correm mais risco de serem alvo de processos.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, justificou a ameaça dizendo que o software livre infringe mais de 228 patentes. "Qualquer dia alguém terá de cobrar pelo uso de produtos protegidos pela lei da propriedade intelectual", disse Ballmer.

A afirmação se alia a processos que a SCO move contra gigantes da informática que utilizam Linux. A empresa, fornecedora do sistema operacional Unix, alega uso indevido de código proprietário em partes do Linux.

Vale lembrar que no início do ano uma empresa de investimentos confirmou ligações entre a Microsoft e a SCO. A BayStar Capital teria sido orientada pela empresa de Bill Gates a investir US$ 50 milhões na SCO.

Perda de terreno

No mês passado, o Ministério da Defesa de Cingapura trocou o sistema de 20 mil desktops, que deixaram de usar Microsoft e agora utilizam o Linux. Diversos ministérios de outros países --entre eles China, Japão e Coréia do Sul-- pensam em adotar a mesma iniciativa.

Durante o encontro, Ballmer também comparou a segurança entre os dois sistemas. "Nosso software é muito mais seguro, porque o consertamos, damos suporte e o construímos. Por outro lado, é impossível saber quem construiu um software de código aberto."

A crescente popularidade do Linux --disponível gratuitamente na internet --é uma ameaça para a ferramenta da Microsoft. Além da questão financeira, muitos usuários optam pelo Linux por poderem modificar o programa, adaptando-o a suas necessidades pessoais.



Links:
            Microsoft expande programa de proteção de propriedade intelectual
            Leia mais notícias sobre software livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio