quarta-feira, novembro 17, 2004

MEC libera,de graça, quase 1 000 livros na web




Fonte:


Quarta-feira, 17 de novembro de 2004 - 11h12

SÃO PAULO - O Ministério da Educação colocou ontem (16) no ar o portal Domínio Público, que libera gratuitamente para alunos, professores, pesquisadores e internautas em geral cerca de mil obras literárias, artísticas e científicas.


O acervo inclui títulos nacionais e estrangeiros, entre poesia, romances, crônicas, obras sobre filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações.


Só que, por causa da imensa procura, o site já saiu do ar. Quem entra no endereço www.dominiopublico.gov.br encontra o seguinte aviso: "Devido ao grande número de usuários, estamos providenciando o redimensionamento dos equipamentos.". Segundo a assessoria de imprensa do MEC, ainda não há previsão para o portal voltar a funcionar normalmente. A implementação, manutenção e administração do Domínio Público está nas mãos da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) que receberá, em 2005, um investimento de cinco milhões de reais para o projeto.


As obras colocadas na internet são de domínio público ou têm autorização legal de divulgação e exibição. Para compor o acervo, o MEC fechou parcerias com a Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo; Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional; Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina; eBooksBrasil; Project Gutenberg e Phoenix-Library.


O portal conta ainda com acervos de imagens, fonográfico e um multimídia, representados por fotografias documentais e registros da população; mapas populacionais, topográficos, políticos, históricos e geoeconômicos; registro fotográfico dos acervos dos museus de belas-artes e dos memoriais brasileiros; canções populares do Brasil; documentários sobre cultura, sociedade, economia e política; entrevistas com personalidades brasileiras ou estrangeiras; e filmes nacionais, entre outros itens.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio