quinta-feira, novembro 18, 2004

Ferramenta do Google deve facilitar buscas de estudantes




Fonte:



Um novo serviço do Google deve facilitar a busca de estudantes que procuram na web trabalhos acadêmicos. Esse tipo de material já estava disponível no site de buscas tradicional, mas até então ele não era separado de páginas com conteúdo comercial, por exemplo.

O sistema ainda em versão beta Google Scholar seleciona as páginas que contenham pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares. Os resultados também trazem listas com informações relevantes encontradas em livrarias e outras fontes off-line.

A empresa não cobrará pelo serviço e também não pretende lucrar com anúncios relacionados às palavras-chave --sua principal fonte de renda na ferramenta tradicional.

"O Google se beneficia muito com pesquisas escolares e essa é uma maneira de oferecermos algo em troca a esses usuários", disse Anurag Acharya, engenheiro que colaborou no desenvolvimento do serviço.

Briga por espaço

O lançamento é mais um passo da empresa em busca do crescimento no mercado de buscas. Recentemente, a organização apostou no Google Desktop, ferramenta para procurar arquivos no computador do usuário.

A Microsoft, por sua vez, reagiu e lançou um sistema de buscas na web. Os diferenciais ficam por conta de um sistema que oferece resultados de acordo com a localidade do usuário e também respostas da enciclopédia Encarta, da própria empresa.

Outra iniciativa da organização de Bill Gates seria uma ferramenta que utilizaria as aplicações disponíveis no sistema operacional Windows. Dessa forma, o internauta poderia procurar na internet (Internet Explorer), em e-mails (Microsoft Outlook) e também em documentos arquivados no computador (Windows Explorer).

A empresa não fez qualquer comunicado em relação a esse possível lançamento, mas fotos de telas com o programa circulam pela web.


Links:
            Google Scholar
            Microsoft prepara sistema de buscas em reação ao Google Desktop
            Microsoft lança ferramenta de buscas própria na internet
            Leia outras notícias sobre sistemas de busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio