segunda-feira, novembro 29, 2004

McAfee lista os programas indesejáveis que circulam pela web




Fonte:


Segundo a última medição do IBOPE/NetRatings, 11,6 milhões de internautas domiciliares brasileiros passaram 14 horas e 16 minutos na internet. Se por um lado esse tráfego crescente de usuários significa a possibilidade de novas formas de negócios e serviços, por outro ele também aumenta o risco às informações que circulam pela rede.

Além dos tradicionais vírus e cavalos-de-tróia, há uma série de outros programas indesejáveis circulam pela web. O laboratório AVERT (Antivirus and Vulnerability Emergency Response Team) da McAfee listou algumas das mais freqüentes ameaças que circulam pela internet. Confira.

- Programas Potencialmente Indesejáveis (PUPs) - programas ou "aplicativos" indesejáveis em um ambiente. Um PUP pode ser qualquer código ou dado não-viral ou não-troiano, podendo ter uma finalidade legítima. A versão mal-intencionada desses programas é normalmente conhecida como "Backdoor Trojan".

- Spyware - programa criado para monitorar o uso do computador ou os hábitos de navegação de um usuário. Isso inclui o monitoramento de digitação, o controle do histórico de navegação na internet ou qualquer programa que, em última análise, extraia informações do computador em que reside.

- Adware - programa criado para apresentar anúncios ao usuário final. Ele é instalado, muitas vezes, em troca de outro serviço, por exemplo, o direito de usar um programa sem pagar por ele.

- Ferramentas de Administração Remota - programas criados para permitir que um usuário externo e, provavelmente, não-autorizado, controle a máquina hospedeira.

- Discadores - programas criados para usar a máquina hospedeira com a finalidade de discar e conectar-se a sites sem o conhecimento do usuário.

- Crackers de Senhas - programas criados para obter senhas de software legítimo (normalmente licenciado) ou objetos criptografados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio