quinta-feira, novembro 25, 2004

Linux Magazine mostra como transformar um servidor Linux numa central telefônica




Fonte:



Usar um computador como telefone já pareceu um sonho distante. Com o rápido aumento da capacidade de processamento das CPUs modernas e a queda no preço do acesso à Internet de banda larga, esse sonho está se tornando realidade para mais pessoas. Assim, a revolução na telefonia, prometida pela tecnologia VoIP (voz via Internet), está finalmente ao alcance de usuários domésticos e empresas.

Aproveitando o avanço da tecnologia, é possível economizar nas despesas gerais da empresa, o que é uma boa notícia para todos os negócios. Usando software de código aberto pode-se transformar servidores Linux em verdadeiras centrais telefônicas a custo ainda mais reduzido, o que inevitavelmente conduzirá a mudanças no modo como as operadoras de telefonia e telecomunicações em geral irão negociar seus serviços a médio prazo. Parcerias com provedores de conteúdo digital serão fundamentais para a sobrevivência dessas empresas no futuro.

A terceira edição da revista Linux Magazine examina os conceitos básicos que regem a tecnologia VoIP e mostra que já é possível concretizar alguns dos sonhos sobre telefonia via Internet. Além disso, a revista mostra como integrar serviços VoIP ao sistema de telefonia já existente e o que é necessário para conseguir fazer e receber chamadas de qualquer pessoa que use um telefone normal ligado ao sistema de telefonia atual. Traz também uma matéria completa para que o leitor e usuário de Linux saiba escolher o softphone que melhor se adapte às suas necessidades.

Em outra matéria, os leitores conhecerão a nova versão do pacote de aplicativos de código fonte aberto para escritórios mais popular do mundo, o OpenOffice 2.0. Outras ferramentas foram testadas nessa edição, tais como a versão atual do Vmware. Foi realizado também um teste comparativo com aplicativos para ilustração vetorial em Linux.

Uma entrevista com o Diretor Nacional da Computer Associates fecha a edição, que traz no CD do mês uma versão customizada do Slax 4.1.4 em português, uma distribuição Linux Slackware que roda direto do CD. Outras ferramentas e aplicativos fazem parte do CD, muitos deles adaptados pela equipe da revista. O CD-ROM traz também diversas opções de softphones e programas para computação gráfica e modelagem 3D.

LINUX MAGAZINE Nº 3
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil
Preço de banca: 12,90 (acompanha 1 CD-ROM)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio