segunda-feira, novembro 29, 2004

Governo de SP e IBM firmam acordo pró-Linux




Fonte:


No próximo sábado (27/11) será oficializado um acordo de cooperação entre o governo do Estado de São Paulo e a IBM. A parceria prevê a capacitação de 980 funcionários públicos, entre gestores, profissionais de tecnologia e CIOs, para que conheçam e fiquem aptos a trabalhar com soluções de padrões abertos. “Faremos desde treinamentos básicos até específicos para quem necessita de conhecimentos técnicos”, explica o executivo de Linux da IBM Brasil, Aroldo Hoffmann.

O curso, que está previsto para ser iniciado em fevereiro de 2005, será feito para diversas turmas ao longo de um ano e terá cinco módulos. Os três primeiros são de Linux, e envolvem gerenciamento de documentos, segurança, portal e colaboração avançada, integração, entre outros. Na próxima etapa serão apresentados softwares IBM que rodam em padrões abertos e, no último módulo, os funcionários da administração pública do Estado vão até à IBM para trabalhar com a solução e fazer provas de tecnologia em soluções de software IBM.

Segundo Hoffmann, o interesse do governo é reduzir custos e principalmente melhorar a qualidade da mão-de-obra dos funcionários e dos serviços oferecidos ao cidadão. “O governo entende que se os profissionais de tecnologia tiverem os conhecimentos necessários sobre sistemas de código aberto, poderá aplicar a solução em um maior número de serviços”, explica o executivo de Linux da IBM Brasil.

A princípio, não haverá movimentação financeira para a realização da parceria, mas a softwarehouse afirma que sua contribuição para o treinamento pode resultar em negócios para a empresa. “Possuímos um portfólio completo de soluções aptas a rodar em software livre e acreditamos que o setor público pode ser um grande contribuidor para os negócios”, informa Hoffmann.

COMPUTERWORLD, com colaboração de Luiza Dalmazo
26/11/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio