segunda-feira, novembro 22, 2004

Microsoft lança campanha contra o Linux no Google




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Quem for ao Google e digitar nomes de conhecidas distribuições Linux, incluindo a brasileira Kurumin, vai encontrar, junto dos resultados, links patrocinados pela Microsoft para promover o Windows. Basta colocar nomes como Debian, Suse, Kurumin e outros, para encontrar anúncios com as frases "Debian ou Windows?", "Linux Kurumin ou Windows?" e assim por diante, levando a páginas da Microsoft (veja a imagem no fim do texto).

Aparentemente, a campanha está sendo patrocinada pela Microsoft do Brasil, pois os resultados só ocorrem quando quem faz uma busca tem IP brasileiro. Usando IPs no exterior, os links patrocinados apresentados não tem necessariamente relação com a Microsoft. Ainda não foi possível falar com a assessoria de imprensa da empresa no país, mas ao que parece trata-se de um braço da campanha mundial Get the Facts, que contrapõe as vantagens que haveriam do Windows sobre o Linux e utiliza outras estratégias para concorrer com o crescimento dessa plataforma.

A comunidade de software livre já está distribuindo, desde ontem, mensagens sobre o assunto em suas listas de discussão, e sites especializados em software livre também já publicam notas. O site BR-Linux.org publicou um texto citando não só essa estratégia, como as notícias a respeito de um discurso de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, para empresários asiáticos, no qual ele alertava sobre os supostos perigos de violação de propriedade intelectual para quem usa Linux, que estaria infringindo 228 patentes.

O site comenta que Ballmer "não lembrou de avisar à platéia que a legislação de patentes de software dos EUA não vale na Ásia, ou que os usuários de Linux correm tanto risco de ser processados pelo uso de softwares cobertos por patentes quanto os usuários da Microsoft, com a diferença de que os softwares da MS já estão sofrendo processos pela infração de mais de 30 patentes, enquanto o Linux não apenas não responde a nenhum, como o número de 228 patentes mencionado no discurso foi produzido por uma empresa cujo negócio é... vender seguros contra processos por patentes de software para usuários de Linux."




Sobre a atual campanha da Microsoft no Google, um usuário do fórum do Kurumin escreveu: "O curioso é que há algum tempo atrás (sic), a Microsoft 'fazia-de-conta' que o Linux não existia."

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