sexta-feira, novembro 19, 2004

MS ameaça processar governos que usam Linux




Fonte:


O presidente da Microsoft Steve Ballmer declarou que os governos de países asiáticos que usarem o Linux, sistema operacional de código-fonte aberto, correm o risco de serem processados por violação de patentes.


Segundo estudo da Open Source Risk Management, o Linux pode estar violando 283 patentes de empresas, sendo 27 delas da Microsoft.


Ballmer comentou ainda que "algum dia, para todos esses países que estão entrando para a OMC [Organização Mundial de Comércio], alguém irá procurar alguma forma de lucrar com os direitos de propriedade intelectual".


As declarações de Ballmer seguem a decisão do Ministério da Defesa de Cingapura em trocar o sistema operacional de 20 mil computadores - de Windows para Linux. Outros governos da região também estão escolhendo o mesmo caminho - particularmente China, Japão e Coréia do Sul, que estabeleceram acordo para desenvolver software livre em conjunto.


Essa é apenas a mais recente das iniciativas da Microsoft para conter o avanço do Linux - e software livre, em geral - no continente em que a companhia não está se saindo tão bem. O lançamento de uma versão mais simples do Windows XP, conhecido como Windows XP Lite, pouco fez para ajudar na reputação da Microsoft, e também não rende o esperado - apesar de estar apenas no primeiro mês de vendas.


Não contente, Ballmer finalizou afirmando que o Windows é um sistema mais seguro que o Linux. "Achamos que nosso software é muito mais seguro que os de código aberto. Muito mais seguro porque nos garantimos, estamos por trás, corrigimos e desenvolvemos. Ninguém nunca sabe quem desenvolve um software livre", polemizou.

Manek Dubash, Techworld
Tradução de IDGNow!
18/11/2004


Links:
            Linux viola 283 patentes, 27 delas são da Microsoft, 02/08/2004
            IBM não vai usar patentes contra o Linux, 05/08/2004
            Brasil dá de ombros para questão patente do Linux, 20/09/2004
            Munique decide avançar na migração para Linux, 30/09/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio