Por Rafaela Melo

A mobilidade urbana ganhou nos últimos dias um lugar de destaque na pauta de prioridades dos gestores públicos. Na cidade de Porto Alegre-RS, governos e representantes de vários segmentos, buscam discutir meios para soluções dos diversos problemas apontados pela população, dentre eles, a falta de informações a respeito do serviço oferecido pelas empresas de transporte público.

Durante a primeira manhã do fisl14, César Birdi representante da PROCEMPA (Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) apresentou o Portal PoaTransporte. Neste, a população pode encontrar informações sobre a localização das paradas e rotas dos ônibus, lotações e pontos de táxis disponíveis pela capital gaúcha. Tudo é demonstrado em um mapa da cidade, com o nome de ruas e zonas de interesse, como pontos turísticos, parques, hospitais e outras referências na cidade. O usuário pode realizar a busca a partir de um endereço ou linha específica de ônibus e lotação.

O Projeto PoaTransporte inclui uma API de acesso aos dados, no formato JSON, livre e aberto, o que permite a criação de diversas aplicações. “Ficamos muito surpresos com a disseminação dos dados do portal, pois embora estes estivessem disponíveis, isso não foi tão divulgado pela empresa. Temos o conhecimento de vários aplicativos que foram desenvolvidos utilizando os dados do Portal, isso é muito graficante para nós” destacou César.

O palestrante concluiu a sua apresentação mencionando a necessidade de mais transparência para as ações públicas e soluções em software livre. “É preciso criar e fomentar uma cultura de abertura de dados, para que outras secretarias e setores da Prefeitura também os disponibilizem”, concluiu César.