Tenda Jovem no Consegi em 2009Entre as atividades paralelas do Consegi, está a Tenda Jovem, que apresenta o universo de possibilidades do Software Livre para alunos de escolas públicas do DF.


De 13 a 15 de agosto, Brasília será a sede do VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, o Consegi. Com o tema Portabilidade, Colaboração e Integração, o evento será realizado na ESAF e tem inscrições gratuitas. Com mais de 2 mil inscritos já confirmados, o evento é mais uma oportunidade que a comunidade Software Livre tem de se reunir e debater os rumos do conhecimento e da internet livres no país.

Serão três dias de debates, palestras, oficinas e atividades paralelas no maior evento de tecnologia do governo federal e que tem como foco a integração, cooperação e avanço tecnológico do governo e sociedade a partir do uso de software livre.

Entre as diversas tecnologias que serão abordadas, a coordenadora Ana Amorim, destaca o Ubuntu, cujo nome deriva do conceito sul africano traduzido como "humanidade com os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos". "Ubuntu é uma ética/ideologia da África, baseada no compartilhamento e colaboração", acrescenta Amorim.

África do Sul no centro das atenções 

Thomas Fogwill, um dos criadores do Ubuntu, é um dos convidados especiais da sexta edição do evento, que tem como país focal a África do Sul. Thomas participa do Consegi 2013 com a palestra "Ecossistemas de software Ubuntu no mundo". Além dele, participam também outros dois sulafricanos: Karl Fischer, um dos principais responsáveis pelo FLOSS.Pro, rede de microblogging livre e uma das principais autoridades da África do Sul no quesito programas com código aberto, e Derek Keats, fundador da Kenga Solutions e cientista chefe da Thumbzup Innovations, também conhecido pelos seus esforços no sentido de facilitar pesquisas sobre aprendizado on-line.

Comunidades e jovens do Ensino Médio são público das atividades paralelas

Tradicionalmente, o Consegi é uma oportunidade para a realização de diversos eventos paralelos à grade principal, já que o evento é mais um momento importante de encontro da comunidade Software Livre nacional.

Este ano, estão previstos o I Encontro Nacional do LibreOffice, um Festival de Instalação de Software Livre, um Encontro de Empreendedorismo, as Jornadas Demoiselle e Expresso, além da Tenda Jovem Cultural, espaço que já está se tornando tradição no Consegi, com programação cultural e de introdução ao universo do Software e da Cultura Livre voltada a jovens secundaristas das escolas públicas do DF e entorno, com apoio do Projeto Serpro de Inclusão Digital (PSID). A Tenda apresentará atividades formativas, como oficinas de HTML e PHP, criação gráfica e de vídeos, ferramentas para DJs, entre outras, com o objetivo de fomentar a cultura do software livre, promovendo o contato dos jovens com tecnologia, inovação, desenvolvimento, portabilidade, colaboração e integração.

Ainda há vagas para as oficinas

Ao todo, quase 50 oficinas totalmente gratuitas serão oferecidas durante o Consegi, totalizando mais de 1000 vagas. A maioria está com as vagas esgotadas, mas ainda é possível se inscrever nas oficinas  “The Technical Infrastructure of Tine 2.0”, que será apresentada em inglês, Introdução do ZimbraLibre Office Calc IntermediárioLibre Office Draw e no Coding Dojo com o Framework Demoiselle, ou inscrever-se em lista de espera nas oficinas Libre Office Impress e Mixagem em Software Livre com o Mix.

Para inscrever-se nas oficinas é necessário inscrever-se antes no Consegi.