Evento na Presidência da República

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) promoveu, nesta quinta-feira (18/07), no Salão Leste do Palácio do Planalto, o evento “Diálogos Governo e Sociedade: Novas Formas de Participação Social na Política”, no qual representantes de diferentes segmentos da sociedade debateram as recentes manifestações populares e sua relação com as demandas por novos mecanismos de exercício da democracia.

O evento serviu também para o lançamento de duas Consultas Públicas sobre os textos-base da "Política Nacional de Participação Social" e do "Compromisso Nacional pela Participação Social". O processo de  construção desses dois textos está aberto a toda sociedade e poderão ser feito por qualquer cidadão, via internet, por meio de uma ambiente digital de participação social, desenvolvido por meio da plataforma livre Noosfero: http://psocial.sg.gov.br


Oficialmente, o desenvolvimento desse projeto da Presidência se deu por meio do SERPRO, contudo a Colivre (Cooperativa de Teconologias Livres da Bahia), criadora dessa plataforma livre, ofereceu todo apoio técnico para que essa implantação acontecesse. Para isso, além de consultoria técnica, foram incluídas e lançadas novas funcionalidades na versão 0.44.0 do Noosfero que possibilitarão a construção colaborativa dos decretos que visam o fortalecimento do diálogo entre o Estado e a Sociedade Civil.

Segundo o site da Presidência da República, o diálogo com os atores sociais para a construção dos dois documentos será o primeiro teste para a nova ferramenta utilizada pelo Governo Federal e aponta para a importância do papel das novas mídias no aprofundamento da participação social.

Representante da Rede Social Livre Blogoosfero, Fred Vasquez defendeu ainda no evento que o uso de tecnologia nacional por todo o governo federal e que os vídeos institucionais sejam hospedados no Serpro e nos sites das universidades brasileiras. O professor da PUC, Ladislau Dowbor, autor do livro Democracia Econômica: Alternativas de Gestão Social, disse que “é importante que a gente se una para que as coisas tenham prosseguimento”.

O ministro Gilberto Carvalho ressaltou que o encontro e plataforma foram elaborados para o governo “mais ouvir as considerações do que falar”. Carvalho considerou o encontro extremamente saudável e afirmou que “ é momento de abrir novos caminhos para o diálogo e a participação”. Pedro Abramovay, da Avaaz (maior comunidade de campanhas e petições online para a mudança social) defendeu que as manifestações de junho de 2013 apontaram um novo caminho para o Brasil.

Fonte: Site da Presidência da República.