Por Ntidandara Silva

A Wikimedia foundation foi fundada após a Wikipedia, com o intuito de juntar e fortalecer vários projetos da wikipedia - como Wikinoticia, wikimania, wikilivros, commoons, wikisources, wikispecies, meta, wikicit ações, wikicionario, wikiversidade, incubadora, mediawiki, wikivoyage, e wikidata, que serve como uma catalizador de todas as informações e todos os projetos padronizando-os e organizando.

Dentro da Wikimedia ainda existe o projeto Catalizador Educação, que começou no final de 2011 com o a ideia de que A Wikipedia e demais projetos fossem utilizados dentro das escolas como fonte de pesquisa, de forma a incerntivar novos membros pra equipe de voluntarios da Wikimedia.

Oona Castro, diretora da Wikimedia no Brasil, ainda aproveitou a palestra para esclarecer algumas dúvidas recorrentes, como por exemplo:

_ Os editores e revisores não são pagos, são todos voluntarios.
_ Qualquer um pode editar ou inserir informações desde que tenham fontes  e sejam pertinentes aos projetos da wikimedia.
_ A wikipedia brasileira não é uma copia da wikipedia em inglês. Eventualmente há algomas traduções, mas na sua maioria o conteudo em português é original.
_ As informações postadas são confiaveis, uma vez que tem voluntarios atentos ao que é postado regularmente, retirando da rede o que não tem nenhuma fonte confiavel.
_ A wikipedia é uma excelente fonte de pesquisa primária.
 _ O Brasil contribui com cerca de 80% da Wikipedia em português(wikipedia é dividida por idiomas), sendo a 9º maior do mundo.

Foto: Camila Cunha/indicefoto