A comunidade Software Livre da Campus Party Recife 2013 reuniu quatro palestras, três oficinas e um painel especial que acontecem de quinta-feira (18) a sábado (20) no Centro de Convenções de Pernambuco, Chevrolet Hall. As oficinas e palestras que foram sucesso de público na Campus Party Brasil 2013 (CPBR6), em São Paulo, também estão entre os destaques nesta CPRecife2.

A doutoranda em Ciência da Computação, Andrêza Alencar, abriu a programação, na manhã de quinta-feira (18), com a palestra "Ferramentas Livres para Cloud Computing: Infraestrutura, Plataforma, Software e Banco de Dados". À noite, a professora e mestre em Engenharia de Eletricidade, Salete Farias, explica como contribuir para enriquecer a área de "Recursos Educacionais Abertos - do conceito à ação", concepções, uso, desafios e oportunidades.

A oficina agendada para quinta-feira (18), às 14h15, traz o especialista e artista digital Valéssio Brito que fala de "Design com Software Livre: Migrando para o Inkscape e GIMP" como opção aberta para criar ilustrações, diagramação, edição e montagens de fotos.

Sexta-feira (19), às 20h15, é dia reservado para falar da distribuição "Debian GNU/Linux: usando, divulgando, colaborando", com o matemático e colaborador de Software Livre, Fred Maranhão. A oficina do dia inicia no mesmo horário, com o tema "Hackeando o Facebook e o Twitter com Python", ministrada pelo professor Fernando Ashikaga.

Os campuseiros da CPRecife2 podem entender como criar sites dinâmicos sem precisar de programador ou web designer, com a especialista em treinamentos, Jennifer Payne, que fala no sábado (20), às 11h15 sobre o Joomla.

Na tarde de sábado (20), das 16h30 às 18h30, acontece a oficina "Linux Básico", para ninguém sair do evento sem saber tudo sobre como instalar e usar sistemas operacionais de código aberto e livre. Os instrutores Adriano Tavares de Melo e Wesley Braga prometem tirar todas as dúvidas e vão ajudar os participantes na transição para GNU/Linux.

O painel que fecha com chave de ouro a participação do Software Livre na CPRecife2 traz o tema "Neutralidade na Rede", bastante discutido na CPBR6. Acontece no sábado (20), das 17h às 18h30, com o mediador Paulo Henrique Santana e os professores, doutores e feras Sérgio Amadeu da Silveira, Isaac Filho, Laudivan Freire de Almeida e Ricardo Ruiz Freire. Não perca, sua liberdade de expressão em discussão!

Toda a programação pode ser encontrada no site da slcampusparty.com.br no menu esquerdo, em "Atividades CPRecife2".

Release por: Barbara Tostes.