Autoria, colaboração em rede, construção multimídia e uso reflexivo das redes sociais, foram alguns dos temas apresentados na mesa coordenada pelos ex-integrantes da ONG “Pensamento Digital” Sabrina Silveira, Claudio Cesar e Fernanda Ribeiro, durante o primeiro dia de fisl14.

A mesa apresentou experiências bem sucedidas com o uso do Noosfero na educação. A plataforma web para redes sociais possui ferramentas de blog, portifólio, fórum, galeria de imagens e armazenamento de arquivo em um mesmo sistema. Para os palestrantes, a plataforma oferece importantes ferramentas que podem favorecer o desenvolvimento da escrita, da expressão, do ponto de vista, da colaboração e da autonomia dos alunos. Além de proporcionar debates sobre o uso reflexivo das redes sociais e os cuidados com o uso público da imagem alheia.

Uma frase do Educador Jean Piaget resume bem todas as ideias levantadas e discutidas na mesa: “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente refletir o que outras gerações fizeram”.