Fonte:
Dando continuidade ao projeto João de Barro, o Gorveno Federal liberou, para este ano, R$ 4,5 milhões que serão destinados à finalização do software aplicativo de autoridade certificadora. O Sistema de Gerência de Certificados – SGC está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), da Universidade Federal de Santa Catarina que deverá apresentar o protótipo até janeiro de 2006.
O desenvolvimento do software está em estágio avançado – 90% dele já está finalizado. Os processos de inicialização, criação de grupos de operação e backup já estão prontos. O programa já emite os certificados da AC-Raiz, ou seja, aqueles que por si só garantem a integridade de suas informações. Agora, a equipe de Santa Catarina trabalha com o fornecimento dos certificados as AC's subordinadas, averiguando a segurança do software. Até final de janeiro, o programa estará concluído.
O próximo passo será fazer atualizações e sincronizar o software com o hardware criptográfico seguro (MSC) do governo brasileiro, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA. A previsão é que até março esses sistemas estejam integrados. Tanto o software quanto o hardware fazem parte do projeto João de Barro que visa criar um módulo criptográfico nacional para a emissão das chaves públicas e privadas da AC-Raiz. Atualmente, a tecnologia adotada pertence a uma multinacional e utiliza software proprietário.
Fonte: ITI
Nenhum comentário:
Postar um comentário