Fonte:
SÃO PAULO - O Google anunciou novas versões de seus Google Desktop e Sidebar, que permitem ao usuário fazer buscas em arquivos em seus computadores mesmo estando em outra máquina.
Essa busca é válida para arquivos que estejam armazenados em qualquer dos computadores usados pelo usuário. Os índices usados pelo Google Desktop para encontrar os arquivos são automaticamente armazenados nos servidores da empresa.
Apesar de inovadora, o recurso exige que o usuário deposite uma alta confiança no Google. A recente exigência do governo americano para que sistemas de busca, incluindo o próprio Google, entregassem informações pessoais de seus usuários (incluindo resultados do que procuravam pela internet) ganha ares ainda mais invasivos diante das informações que passarão a ficar armazenadas nos servidores da empresa. O Google se recusou a cooperar com a administração Bush.
Além dessa busca remota, o novo produto traz inovações também no Sidebar, o painel retrátil que incorpora diferentes painéis com programas e conteúdos do Google, como a própria busca do Desktop, o comunicador instantâneo Talk, o Gmail, além de resumos de notícias, blocos de notas, álbuns de fotos, entre outros.
Na nova versão, o usuário pode facilmente compartilhar qualquer conteúdo que esteja nos seus painéis com um clique do mouse sobre o item. Basta informar com qual de seus amigos (os que usam o Google Talk, obviamente) quer compartilhar a informação. Ela pode ser enviada tanto para o mesmo painel no Sidebar do amigo, por e-mail ou por mensagem instantânea.
A empresa ainda anunciou a liberação para que os usuários desenvolvam novos painéis, que podem ser facilmente compartilhados entre si. Além deles, o próprio Google já desenvolveu 100 painéis, incluindo um jogo de xadrez.
Onde encontrar:
Leia também:
- Google coloca Talk dentro do Gmail
- Sai nova versão da barra de ferramentas do Google
- Grupos criticam Google por autocensura na China
- Rusga com governo dos EUA derruba ações do Google
- Google nega pedido dos EUA por dados de usuários
- Google Talk começa a falar com outros messengers
Paulo Silvestre, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário