31/08/2012
por Karla Vidal e Clécio Vidal
A organização do Simpósio Hipertexto está lançando o Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. O objetivo é incentivar a produção de aplicativos (applets) educacionais e estimular a exposição de obras de arte digital voltadas à educação.
Podem concorrer projetos nas áreas literária, plástica, fotográfica e cinematográfica, mediados por dispositivos computacionais como desktops, laptops, tablets ou smartphones. Haverá prêmios em dinheiro para os dois primeiros colocados que ganharão também hospedagem no Recife durante o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que acontecerá entre 13 e 15 de novembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os 10 melhores trabalhos farão parte da exposição Artes Digitais e Tecnologias Educacionais, montada no Centro de Convenções da UFPE durante o Simpósio. Os projetos selecionados terão seu potencial de mercado avaliado por empresas de tecnologia do Porto Digital, além de ser alvo de institutos de arte convidados para o evento. Além disso, terão o direito de participar como ouvintes do 4º Simpósio Hipertexto.
O lançamento do Prêmio aconteceu na última quinta-feira (23). Ele divide-se nas categorias Aplicativo Educacional (software) e Arte Digital Educativa. As inscrições vão até o dia 05 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente no site do 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação (http://www.hipertexto2012.com.br).
A inscrição para cada trabalho custa 50,00 reais e cada participante poderá submeter até quatro projetos: dois para cada categoria do Prêmio. Os trabalhos inscritos no Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais que não forem selecionados no ranking dos dez melhores receberão gratuitamente uma inscrição para participação como ouvinte no 4º Simpósio Hipertexto. O regulamento completo já está disponível no link: http://www.hipertexto2012.com.br/inscricoes/premio-hipertexto2012/