m: setembro 18, 2012 as 11:36 por Imprensa

A comunidade Ubuntu reserva muitas surpresas para a Latinoware 2012. Na maior participação da história do grupo no evento, eles pretendem realizar gincanas, sorteios, instalações e demonstrações do trabalho desenvolvido ao público, além de mostrar os seus produtos em um estande da exposição.

De acordo com Ayrton Araújo, integrante da comunidade brasileira do Ubuntu, o objetivo principal no evento é o de recrutar novos colaboradores. “Estaremos ensinando em tempo real como colaborar com o segmento de mais afinidade, fundar novos times e bater o recorde de colaborações no período de três dias. Também faremos uma homenagem a alguém que esteve entre os três maiores tradutores da história do Ubuntu: o nosso grande amigo André Gondim”.

Entre os palestrantes estarão Tiago Hillebrandt, da comunidade Ubuntu-BR-SC; Julian Fernandes, referência por seus artigos no site da comunidade; Pablo Rubianes, líder da comunidade Ubuntu no Uruguay; Marta Vuelma, LPIC-3 e representante da Ubuntu-BR-RS; Úrsula Junque, Ubuntu Defect Analyst na Canonical; além de André Noel, o programador real do blog “Vida de Programador”.

Confira a entrevista completa com Ayrton Araújo:

- O que o usuário Ubuntu pode esperar da programação deste ano da Latinoware?

Estamos nos organizando há quatro meses e esperamos que esse ano tenhamos a melhor participação da história da comunidade Ubuntu na Latinoware. Teremos muitas novidades e surpresas.

- Quais os assuntos sobre a plataforma serão discutidos no evento?

Esse ano estaremos focando num contexto mais prático do uso do Ubuntu. Focando em palestras mais técnicas para mostrar o potencial da plataforma como um todo e muito hands on. Estamos apostando num formato mais prático e descontraído de palestras, para permitir que os participantes possam interagir e aprender em tempo real. Algumas palestras serão em grupo para maior interação com o público.

Os tópicos serão: as vantagens da utilização do Ubuntu no meio corporativo e como plataforma de desenvolvimento; Hardening do Ubuntu Server; Servidor proxy descomplicado com Ubuntu Server; empacotamento; desenvolvimento de lentes para o Unity; colaboração de traduções em tempo real; apresentação do novo Ubuntu; além de uma palestra sobre games e quem sabe o beta do steam. Além, é claro, de outras surpresas!

- Quais foram as novidades do sistema operacional neste ano? E o que esperar para o futuro?

Fora melhorias de segurança, desempenho e maior compatibilidade de hardware, teremos muitas melhorias no Unity, onde estaremos abandonando o desenvolvimento do Unity 2D, pois o Unity 3D será compatível com máquinas sem aceleração gráfica e terá um desempenho bastante satisfatório nas mesmas.

Contaremos com novas features nas famosas lentes do Unity, além de suportar novos tipos de integração com elas, como Webapps. Também estamos na esperança da largada da era dos games no Linux, com o beta do steam saindo em breve e em exclusividade para o Ubuntu, conforme anunciado pela Valve.

Falaremos sobre cada um desses pontos na Latinoware. Logo, não deixem de conferir.

Quanto às novidades futuras, estou com o Mark na aposta de que a próxima versão LTS do Ubuntu, que saíra em alguns anos, será a melhor e mais humana plataforma já desenvolvida, independente do segmento dominante (desktop, computação modular, smartphones, smart tvs).

Quanto ao release 13.04, temos presença confirmada no próximo UDS, na Dinamarca, onde vamos estar ajudando a votar nas novas features da distribuição. Uma semana depois da Latinoware, vocês ficarão sabendo das nossas apostas e opiniões no Encontro Latino Americano de Usuários Ubuntu. Não deixem também de acompanhar os anúncios da comunidade Ubuntu nos veículos de notícias Linux brasileiros mais conceituados e assistir ao vivo aos vidcasts semanais “Papo de Buteco“, realizados pelo Ubuntu-BR-SC