Programadoras, estudantes, gerentes de projeto, analistas e engenheiras fazem parte do grupo Mulheres na Tecnologia (MNT): já são 241 integrantes “oficiais”. Foto: Marina Marques

Foi após um inofensivo bate-papo na comunidade de usuários Debian que três mulheres tiveram a ideia de criar um grupo exclusivo para elas discutirem diferentes assuntos do mundo tecnológico. “Pensava-se em fazer um evento semelhante aos que são feitos pelo grupo http://women.debian.org. Neste momento começou-se a questionar a pouca existência de mulheres nos eventos de TI”, destacou Andressa Martins (@catoze), uma das fundadoras do “Mulheres na Tecnologia” (MNT).

O grupo foi crescendo e o que antes era restringido apenas ao estado de Goiás ganhou dimensão nacional. Atualmente são 241 integrantes “oficiais”, além de outras tantas participantes da lista de discussões e das redes sociais do grupo. O perfil é bem diversificado: programadoras, estudantes, gerentes de projeto, analistas, engenheiras, etc.

No ano passado, apenas duas integrantes participaram da Latinoware, porém representaram bem o grupo ao serem escolhidas para subir ao palco e comemorar – ao lado de Jon “Maddog” Hall – o aniversário de 20 anos do Linux durante o encerramento do evento. “A organização se preocupa em discutir sobre as mulheres no mercado de TI e de Software Livre, encontrei algumas palestras com essa temática”, lembrou Christiane Santos (@angel_chris).

Em 2011, elas eram apenas duas na Latinoware (ambas de azul), mas representaram bem o grupo ao subir ao palco do evento para comemorar os 20 anos do Linux ao lado de “Maddog”.

Em 2012 serão sete mulheres na conferência, envolvidas numa intensa programação de atividades: irão ministrar uma palestra sobre a participação da mulher na área de TI, participar de mesa redonda com o grupo Nerds de Batom (e outras lideranças), além de, como grupo de usuários, trocar ideias com a comunidade, cadastrar novos membros e expôr acessórios produzidos por elas mesmas.

Concurso: Ano novo, logo nova!

Atenção, pessoal! O MNT está promovendo um concurso cultural para escolher a nova logo do grupo. Qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar. “Precisamos de uma logo exclusiva; algo que nos identifique como grupo feminino que atua na área de tecnologia e almeja a equidade de gênero”, destacou Márcia Almeida (@marcia_sa). “Como não temos recursos financeiros para contratar um profissional da área e trabalhamos de forma colaborativa optamos pelo concurso e esperamos assim que a comunidade mostre seu talento e nos ajude com a identidade visual”.

A expectativa é que a Latinoware renda boas propostas ao grupo. As inscrições seguem até o dia 5 de novembro e o edital com todas as informações está disponível no link: http://goo.gl/ZLSte.

Redes sociais

Ideias, discussões e atividades estão presentes nas redes sociais do grupo. E elas fazem uma observação importante: “Homens também podem participar do grupo, desde que apoie nossa atuação, afinal, buscamos equidade de gênero e só vamos consegui-la se houver a contribuição de ambas partes”. Vale a visita!

Lista de discussões: https://groups.google.com/forum/?fromgroups&hl=pt-BR#!forum/mulheres-na-tecnologia

Twitter: @mulheresti

Grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/mulheresti/

Site: http://www.mulheresnatecnologia.org

E-mail: contato@mulheresnatecnologia.org