Viewed 48 timesPela primeira vez, a Comunidade LibreOffice terá na Latinoware uma trilha exclusiva com atividades relacionadas ao software. Além de palestras e minicursos, a comunidade – que está completando dois anos de atividades – terá um estande no espaço de exposição do evento, onde os integrantes poderão interagir com o público e fornecer informações sobre o projeto. Isto tudo sem contar, é claro, de comemorar a data com direito a bolo no estande! Confira a programação completa:
“Queremos o LibreOffice em tablets, telefones e na nossa televisão”
Confira a nossa entrevista com Eliane Domingos de Sousa, integrante do TDF (The Document Foundation – Mantenedora do LibreOffice):
Qual o balanço que se pode fazer destes dois anos? Quais foram os principais avanços e desafios?Dois anos é tempo bastante para ver seu projeto nascer e começar a andar sozinho. O LibreOffice é uma história de sucesso maravilhosa. Começamos com um desafio de tomar o projeto nas nossas mãos e nos separarmos da tutela de grandes corporações e o resultado está aí: um software arrojado, modernizado, cheio de funcionalidades novas e uma base instalada no Brasil que nos torna um ator privilegiado no desenvolvimento e na condução do projeto. No Brasil até hoje foram mais de 2 milhões de downloads, muitos em empresas gigantescas. Consolidamos a preferência do Brasil pelo LibreOffice e nossos usuários mais e mais satisfeitos com o software. Pudemos criar uma comunidade ativa e atuante na promoção do software e estamos já com desenvolvedores no Brasil trabalhando no código.
No âmbito internacional, tivemos a chegada de pelo menos 500 novos desenvolvedores, sendo que temos um núcleo de 50 deles praticamente permanentes. Alguns são funcionários de empresas com interesses na tecnologia e serviços para o LibreOffice e outros são voluntários dedicados ao tema. Tivemos muitos alunos e estagiários que acabaram por se graduarem e trabalharem nas empresas associadas ao LibreOffice. Nestes mesmos dois anos, lançamos 4 versões maiores e dezenas de versões de atualização, mostrando assim uma vitalidade técnica incomum no software livre.
Nosso principal desafio é avançar mais e mais ainda, com maior velocidade na inovação do software. Para isso queremos mais e mais desenvolvedores, para nos ajudar nessa empreitada. Software é um produto que nunca deixa de poder ser aperfeiçoado e melhorado, assim ainda temos um campo vastíssimo de trabalho que estamos ansiosos em abraçar. Queremos o LibreOffice em tablets, telefones e na nossa televisão.
Para a Latinoware, o que o público pode esperar de novidade?Pela primeira vez a Comunidade LibreOffice Brasil está tendo a oportunidade dentro de um evento tão grande como a Latinoware, de fazer uma trilha de LibreOffice. Nesta trilha teremos 8 atividades, divididas em palestras e minicursos. Além das atividades, teremos um estande do LibreOffice à disposição do público para obter informações sobre esse magnífico projeto. No dia 19/10, às 17h, estaremos comemorando os 2 anos de projeto com bolo, bolas e muito parabéns! Vamos repetir o que fizemos na Latinoware 2011. Outra novidade que teremos neste evento será o Installfest de LibreOffice em nosso estande! Este evento será inesquecível!
Entre os palestrantes, algum destaque especial?Acho que todos os palestrantes são importantes. Infelizmente não conseguimos trazer nenhum palestrante internacional, pois nos mesmos dias da Latinoware estará acontecendo o LibreOffice Conference, em Paris. No evento internacional, nossa comunidade estará sendo muito bem representada pelo membro fundador da TDF e um dos desenvolvedores do LibreOffice pelo Brasil, Olivier Hallot.
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário