Em seu blog oficial sobre a Steam para Linux, a Valve liberou um post falando sobre a performance do primeiro port da empresa para o pinguim, o aclamado ‘Left 4 Dead 2′. As informações são animadoras. Imagem: Divulgação

Ignorado por muitos anos como plataforma de jogos pelos grandes estúdios, o Linux vive um novo momento, principalmente após o anúncio de importantes parcerias no setor. É o que Julian Fernandes irá abordar em sua palestra na Latinoware 2012. Confira a nossa entrevista com o palestrante:

1. Qual o conteúdo da sua palestra na Latinoware?

A palestra será voltada para o público gamer, não para programadores. A ideia é mostrar que podemos nos divertir usando Linux também, e que não é necessário deixar o Windows em dual boot para jogar.

Nela irei mostrar alguns jogos interessantes desenvolvidos pela comunidade e por algumas empresas focadas no assunto, além de deixar todos por dentro das recentes notícias e teorias da área.

No geral, é uma palestra feita de um gamer para gamers.

2. Como está atualmente o mercado de games desenvolvidos em código aberto? Apresentou crescimento e evolução nos últimos anos?

Falando de Brasil, não tenho informações sobre o assunto, visto que infelizmente a comunidade open source gamer brasileira parece não conhecer o poder do marketing online.

No mundo, ele está crescendo, como é esperado. Com novas engines sendo liberadas, o trabalho também fica mais fácil. Em relalção a engine e programação, estamos muito bem servidos.

Infelizmente faltam designers na área, fazendo que os assets dos games open source sejam bastante precários comparados aos seus concorrentes proprietários, o que causa um preconceito quanto a esses jogos, visto que nessa geração, infelizmente, preza-se pelo aspecto visual ao invés do conjunto como um todo.

No geral o mercado tem crescido. Temos novos jogos open source aparecendo, novas engines sendo liberadas, mais pessoas se interessando… mas essa é uma área que continua sendo dominada pelo código proprietário.

3. Ainda há muito preconceito com os games em SL?

Há muito preconceito, principalmente pela parte gráfica. Os usuários preferem fazer dual boot pois os games open source não atingem a mesma qualidade gráfica dos games proprietários, e mesmo quando não atingem, pecam pela falta de um bom modo single player.

A tendência é que esse preconceito continue por bastante tempo, mas há de se dizer que ele já foi muito pior.

4. O tema da sua palestra aponta que 2013 será o ano dos Games em Linux. Quais são os grandes destaques do ano? O que podemos esperar de novidades futuras?

A grande novidade é, sem sombra de dúvidas, a vinda da Steam para o Ubuntu. A Valve está investindo pesado na área, portanto seus próprios games e conversando com outros estúdios para fazerem o mesmo.

Outra novidade que está mudando o cenário é a vinda da engine Unity, responsável por muitos jogos, principalmente em smartphones. Com a vinda da engine inúmeros projetos promissores apareceram no Kickstarter, uma plataforma de crowdfunding.

E pra finalizar, também temos a parceria fechada entre a Canonical e a Eletronic Arts, com a empresa publicando alguns jogos diretamente na Central de programas do Ubuntu e certificando hardware para jogos com Ubuntu. Apesar dos planos da empresa para o Ubuntu serem pequenos ainda, o fato de terem fechado essa parceria, mostra que a mesma está de olho no sistema operacional laranja.

Creio que o correto seria dizer que 2013 é o ano dos games no Linux, visto que apesar da Valve ter prometido um beta para esse ano, a versão estável só chega em 2013, assim como a engine Unity.