Mais uma vez, a programação da Latinoware irá abrir espaço para as novidades do uso do software livre nas salas de aula de todo o Brasil. Neste ano, uma equipe de 25 pessoas irá comandar uma série de palestrar na Trilha e também na integração com a parte da robótica livre.

Confira a nossa entrevista com Frederico Guimarães, um dos fundadores do grupo Software Livre Educacional. Ele nos conta sobre a programação do grupo no evento e também detalhes sobre o LibrEdu, um espaço criado para agregar as ideias da comunidade sobre o setor. “Na Latinoware teremos uma reunião oficial do grupo, quse rá no dia 18, às 10 horas. Todos os grupos de usuários e pessoas interessadas na discussão do uso educacional de softwares livres são muito bem-vindos para participar da nossa reunião”, convida.

Quais as atividades relacionadas ao SL na educação serão realizadas na Latinoware 2012 e quais as principais novidades?

Existem diversas palestras na trilha educacional desse ano, tratando dos mais diversos temas, entre eles: educação inclusiva, terminais leves para laboratórios, estudos de caso, softwares e distribuições educacionais e as contribuições filosóficas do movimento de software livre para a educação.

A novidade mais interessante desse ano é que a trilha de educação está trabalhando em conjunto com a de robótica livre para a estruturação de atividades em comum, especialmente oficinas, que ocorrerão no espaço da robótica. Teremos também uma reunião do grupo LibrEdu, que é uma iniciativa para se estruturar uma federação latino-americana de grupos que discutem educação e software livre.

Em 2011, além da Latinoware, Frederico também veio ao PTI apresentar exemplos de softwares abertos que podem ser utilizados em sala de aula e em projetos de inclusão digital.

Quando e por que surgiu a intenção de criar o LibrEdu? Qual o objetivo do grupo?

A proposta original do LibrEdu foi pensada no Fórum Internacional de Software Livre (FISL) de 2011, com uma conversa entre o grupo brasileiro Software Livre Educacional e os grupos argentinos SoLAr e Gleducar. Nesse encontro informal discutiu-se que existem diversas iniciativas isoladas de discussão sobre educação e software livre em vários países da América Latina, mas que não interagem entre si. Com isso surgiu a ideia de organizarmos um coletivo que agregasse esses grupos, reunindo informações, divulgando notícias e oferecendo subsídios para os trabalhos desses grupos.

Nossa ideia evoluiu e agora já iniciamos os trabalhos de organização do grupo. Para isso, realizamos uma reunião presencial durante o FISL desse ano (2012), que gerou a ata disponível (temporariamente) nesse endereço: http://miniurl.org/libredu1

E como decorrência desse encontro, realizamos outro, dessa vez à distância, em uma sala de IRC. A ata e as proposições desse encontro estão em fase final de consolidação e serão disponibilizadas em nossa página assim que estiverem prontas. Nosso endereço é o http://libredu.org

A ideia é sermos um espaço de agregação. Por isso, ao invés de criarmos uma estrutura totalmente nova e independente, estamos pesquisando ferramentas on-line que trabalhem de forma distribuída, preferencialmente federada, de forma que os grupos continuem com seus trabalhos normais e a nossa infraestrutura faça a agregação disso.

Em que fase se encontra o LibrEdu? Há ações planejadas também durante a Latinoware?

Estamos agora na fase de estruturação do nossa infraestrutura digital, divulgação do grupo e construção dos nossos modelos de trabalho. É um
momento de bastante trabalho e é o ideal para quem quiser começar a colaborar conosco.