Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. Cabelo) já é um velho conhecido da área de tecnologia. Desde 1986, ele vem propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataformas e, desde 1998, leva ao Linux o desenvolvimento de soluções open-source e de documentos técnicos disponibilizados na Internet.

Na Latinoware 2012, ele irá apresentar uma palestra sobre a Realidade Aumentada – desenvolvida com Software Livre – que utiliza técnicas de visão computacional junto a computação gráfica e disponibiliza uma inovadora interação homem-máquina. Neste ambiente, os objetos virtuais podem ser manipulados com as próprias mãos, proporcionando ao usuário uma interação inédita e atrativa.

- Quais os principais objetivos da área de realidade aumentada e os avanços dos últimos anos?

A realidade aumentada é a projeção de objetos virtuais e tridimensional sobre o vídeo ao vivo. Com isto conseguimos interagir com seres humanos da maneira mais intuitiva possível. Na minha visão este é o principal objetivo desta tecnologia.

 

- O que irá abordar em sua palestra?

Irei mostrar os caminhos corretos no desenvolvimento de realidade aumentada na plataforma Linux, pois atualmente perde-se muito tempo trilhando o melhor caminho custo x beneficio. Na tecnologia, como em qualquer outro segmento, transmitir know-how significa menos erros para aqueles que recebem, ter maior assertividade e ganhos de produtividade.

- Qual a principal ferramenta “livre” para a Realidade Aumentada e como está o seu desenvolvimento?

A principal ferramenta utilizada é a biblioteca ARToolkit, um projeto de código aberto serve como base para quase 90% dos software de Realidade Aumentada.

- O que podemos esperar do futuro desta tecnologia? O que será possível fazer?

A tecnologia de realidade aumentada, como qualquer tecnologia de processamento de imagem, está em ascensão. O principal fator é a disponibilidade dos processadores cada vez mais potente no mercado com um custo acessível a todos, como também o uso da GPU no processamento de reconhecimento de padrão e outras tarefas de cálculos.

Mas o principal recurso que tornará incrível o uso da tecnologia de realidade aumentada é a chegada de câmeras 3d como o é o caso do Kinect. Então, popularizando este hardware, a interação com os objetos virtuais renderizados no vídeo ao vivo serão realistas e não haverá limitações de referencia espacial.