Linux 20 anosA comunidade Linux tem muito a comemorar! Há 20 anos, em 1991, o sistema operacional foi compartilhado com o mundo por Linus Torvalds, que o disponibilizou sob a licença GPL (General Public Licence) um ano depois. Desde então, com muitas adesões a cada ano e um ótimo crescimento, o projeto de desenvolvimento colaborativo tornou-se o maior da história da computação.

Hoje o sistema operacional pode ser encontrado em celulares, supercomputadores, caixas eletrônicos, no cinema, nas Bolsas de Valores… Sem contar, é claro, em cada um dos notebooks e desktops onde o pinguim foi acolhido…

 

Veja o infográfico sobre a evolução do sistema:

Linux 20 anos

 

Para celebrar esta data e ajudar a definir os próximos 20 anos, várias atividades estão sendo desenvolvidas pela Linux Foundation, que incluem discussões online ou pessoalmente, a produção de um vídeo comemorativo e camisetas, para que todos possam dar a sua contribuição neste marco da trajetória bem sucedida do Linux.

Para inspirar as propostas para o concurso anual de vídeo, a Linux Foundation conta a história do Linux através de um vídeo produzido pela própria fundação:

 

O vencedor do concurso será anunciado no evento LinuxCon, em Vancouver, Canadá, que acontece de 17 a 19 de Agosto de 2011.

Caso queira se aventurar e produzir um vídeo, acesse o portal para ler todas as regras e instruções (em inglês):

http://video.linux.com/20th-anniversary-video-contest

Para mais informações sobre todas as atividades do aniversário do Linux (em inglês):

http://www.linuxfoundation.org/20th

 

fonte: @Relsi em SoftwareLivre.org