Logo_bits_global_conference_prog_paralelaCom apoio institucional da Associação Software Livre.Org (ASL), acontece em Porto Alegre, de 10 a 12 de maio, a BITS Business IT South America, primeiro evento com a marca CeBit no Brasil. Serão palestras e painéis sobre o uso corporativo do software livre, computação em nuvem, mobilidade, estratégias em mídias sociais, tendências em tecnologia e aplicativos em software livre, entre outros temas.

O embaixador da ASL, Sady Jacques, conta que diversas entidades gaúchas, incluindo Softsul, Câmara de Vereadores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), ASL e outras instituições, se reuniram há dois anos com o objetivo de atrair eventos como a Bits/CeBit para o Rio Grande do Sul, mobilizar investimentos e consolidar Porto Alegre como uma cidade de referência em TIC.

Paralela à Feira, ocorre a a Bits Global Conferences - @ICT Latin American Congress on ICT Trends com o slogan “Inspirando inovação em negócios e o intercâmbio de conhecimento”, com realização da Softsul e colaboração do Inovapoa.

Na programação, temas voltados à tomadores de decisão da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), usuários, acadêmicos e entusiastas da TI. As conferencias Bits também privilegiam o público empresarial, não técnico, mas preocupado com as novas tecnologias e a forma como elas interagem em seus negócios. A Bits Global Conferences é composta por três trilhas técnicas temáticas orientadas a negócios e sessões de keynotes que abordarão temas estratégicos para empresários e gestores de empresas.

O painel sobre o uso corporativo do software livre, contará com os debatedores Gustavo Pacheco (ProDesk), Edgard Costa (Alfresco) e Maurício Pretto (Canonical). Pacheco falará sobre o LibreOffice como alternativa open source aos softwares de escritório. "O LibreOffice representa uma alternativa poderosa, sem custos de licenciamento, em relação ao Microsoft Office e ao seu principal concorrente opensource, o OpenOffice.org", afirmou ele. Com a palestra "Realidade Documental no Brasil. Integração de Certificados digitais, Alfresco e LibreOffice.org", Edgard Costa abordará a compreensão do cenário documental brasileiro, sua validade jurídica e softwares para a real efetivação desta prática de papperless. Finalmente, Mauricio Pretto falará sobre a utilização de SMB (Smal Medium Business) com o sistema operacional em open source. A palestra "SMB livre de licenciamento, o Ubuntu fomentando o crescimento de sua empresa sem custos de licenciamento" debate a redução de custos iniciais para o SMB com tecnologia open source, além das vantagens da adoção do open source para o SMB e o caso do Ubuntu com este protocolo.

Para inscrições e mais informações, acesse ou escreva para relacionamento@softsul.org.br