Assembleia Legislativa do RS é o primeiro Parlamento do Brasil a aprovar a Resolução interna sobre uso de ODF.

Na data de ontem, dia 07 de abril, foi publicado no Diário da Assembleia Legislariva do Rio Grande do Sul a Resolução de Mesa Nº 1.026/2011 que "Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos."

Avançamos mais um passo rumo à Liberdade...

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0vaqLM5QXKBDRzhA6sBxH1iS0m6T-UqVwIAy1vpe1LVZeluD2 http://softwarelivre.org/articles/0021/8733/odf-adesivo_2009_ingles_Inside.png?1277169246

Segue o texto da Resolução:

RESOLUÇÃO DE MESA N.° 1.026/2011

Institui, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições,

RESOLVE:

Art. 1.° Fica instituído, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o uso preferencial de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

Art. 2.° Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I - possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II - permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties; III - podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia.

Art. 3.° Para garantir a execução desta Resolução de Mesa, a Assembleia Legislativa deverá estar apta ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document Format - ODF).

Art. 4.° Esta Resolução de Mesa entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Reuniões, em 05 de abril de 2011.

Firmaram este documento:
Deputado Adão Villaverde, Presidente.
Deputado José Sperotto, 1.° Vice-Presidente.
Deputado Alceu Barbosa, 2.° Secretário.
Deputado Catarina Paladini, 4.° Secretário.

Site oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: www.al.rs.gov.br

* fonte: blog de Elton Fenner