FLISOL

Procurando criar uma melhor interação da comunidade ao movimento de Software Livre e visando o fortalecimento do cenário tecnológico no Sudoeste do Paraná, será realizado no dia 09 de abril, das 9 horas às 17 horas, no Anfiteatro da UTFPR – Campus Pato Branco, o primeiro Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL.

O FLISOL é um evento que ocorre desde 2005, simultaneamente em mais de 300 cidades da América Latina, com o propósito de divulgar e promover o uso do software livre.

A iniciativa surgiu de alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Dyego Cantú e o egresso Adriano Pecenin. Para eles, a realização do evento é o primeiro passo para o estabelecimento da comunidade do software livre na região. “Muitos desconhecem os benefícios do uso do software livre, assim a iniciativa de trazer esse evento para Pato Branco, é o de promover o seu uso, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral”, comentam os alunos.

O professor Fábio Favarim explica que “software livre é qualquer programa de computador que possa ser usado, copiado, ter seu conteúdo acessado e redistribuído. O benefício dos softwares livres é que eles podem ser alterados e adaptados para as necessidades sempre que necessário, sem o usuário ter de pagar por isso, sem precisar esperar que o dono da tecnologia lance no mercado uma nova versão do produto. Ou seja, ele pode ser utilizado sem custo e de acordo com preceitos legais e éticos”.

O evento contará com a palestra “Caracterização de Algoritmos de Rastreamento de Objetos, considerando situações de oclusão”, a ser proferida por Cleber de Souza Relli, e com os minicursos: “GNU/Linux básico”, ministrado por Matheus Magnusson Bolo; “Backup com Bácula”, ministrado por Adriano Pecenin; “Versionamento de código com SVN”, ministrado por Rafael Albani; “Android”, ministrado por Juliano Girardello e Édipo Augustin; “Arduino”, ministrado por Fabio Rocha; “Implementação de cluster MapReduce o utilizando o Hadoop”, ministrado por Michel Albonico e “Gimp e Blender”, ministrado por Maico Carneiro.

Além disso, haverá instalação de diversos softwares livres para quem trouxer o seu computador, Favarim comenta que “a instalação dos programas será específico de cada minicurso que será ministrado, feita pelos próprios alunos, com o auxílio do instrutor”.

O evento é gratuito e aberto a todo o público. As inscrições para os minicursos são limitadas e devem ser feitas pelo site http://flisolpatobranco.tk.