Chegou o sistema operacional da Intel
É isso aí, amigos. A Intel, dona do mercado mundial de chips e maior parceira da Microsoft, resolveu fazer seu próprio sistema operacional: é o Moblin, que foi criado especialmente para notebooks e netbooks (mas pode ser instalado em qualquer PC) e vem cheio de recursos inéditos. A área de trabalho, por exemplo, é inteligente: você liga o computador e ela já mostra os novos emails, compromissos e atualizações dos seus amigos em redes como o Twitter e o Facebook. E tudo isso numa interface gráfica sensacional - confira no vídeo.
O Moblin pode ser baixado e instalado de graça e já vem com os principais softwares embutidos -navegador, editor de texto, mensageiro instantãneo, mp3, etc. E como se baseia no sistema Linux, também pode ser incrementado com milhares de programas que existem na internet. Ele é rápido, leve, não pega vírus. É o lançamento mais importante dos últimos anos - e o maior rival que o Windows já teve. Isso porque a Intel dita os padrões da informática (foi ela que inventou o USB e transformou o Wi-Fi em realidade), e tem força para impor as tecnologias que quiser. Imagine o que aconteceria se ela resolvesse incluir o Moblin nos seus chips. Seria o fim da Microsoft.
Por enquanto, isso não vai acontecer - a Intel tomou certas precauções para não bater de frente com sua (ex?) aliada. O Moblin não é tão fácil de instalar quanto poderia (é preciso gravá-lo em CD e fazer algumas coisas que podem intimidar o leigo total), e sua paternidade foi transferida para a Linux Foundation - uma ong americana que cuida de software livre e será oficialmente responsável, daqui em diante, pelo desenvolvimento do software. Mas os engenheiros da Intel continuarão, sem alarde, a trabalhar nele. A coisa promete.SUPERINTERESSANTE - Chegou o sistema operacional da Intel - Cibercultura
sábado, maio 23, 2009
SUPERINTERESSANTE - Chegou o sistema operacional da Intel - Cibercultura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário