Baseado na experiência do Free Software Rio 2008, a programação do encontro está dividida em painéis e palestras, cada um com foco em determinado aspecto relevante, sempre a partir de experiências já existentes.

Realizado pela Network Eventos, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação) e patrocínio da Oracle, Serpro e Unisys, o congresso é voltado a gestores das três esferas governamentais dos estados das regiões Nordeste e Norte: Municipal, Estadual e Federal; diretores, gestores e técnicos de TI e Telecomunicações, Universidades - corpos docentes e discentes, desenvolvedores e usuários de tecnologia em software livre, grandes corporações, bancos, provedores de serviços de redes de comunicação, fornecedores de equipamentos, sistemas e consultorias, entre outros.

Além do temário proposto para os dois dias de evento, serão aplicadas durante o Free Software Bahia 2009 provas de certificação do Linux Professional Institute (LPIC-1 e LPIC-2). Para obter mais informações sobre essas provas, envie um e-mail para cursos@linuxnewmedia.com.br ou telefone para 11 4082-1300.

Já para saber detalhes sobre a programação do evento, que contará com Mad Dog Hall, presidente da Linux Foundation, e Ildes Ferreira, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, entre tantos outros nomes do setor