órgãos e instituições de interesse público: o Mangaba.

Criado a partir do Sistema Operacional Linux/Ubuntu, patrocinado pela empresa Canonical, o Mangaba vai permitir a independência tecnológica, a melhoria organizacional e a padronização de softwares na Gestão Pública, facilitando também a criação de políticas de segurança mais eficazes.

Criado para estar perfeitamente adaptado às diretrizes do Governo do Estado da Bahia quanto ao desenvolvimento e a adoção de software livre, o Mangaba tem ainda as vantagens de ser um sistema operacional muito rápido e estável. As diretrizes de segurança do Linux o tornam enormemente seguro, desincentivando o desenvolvimento de vírus para este ambiente. Outra grande vantagem é que o Mangaba já vem com suporte a virtualização de outros sistemas Operacionais, para o caso de aplicativos que não tenham um funcionamento adequado em Linux.

O Mangaba contém os aplicativos básicos que o gestor público necessita: navegador web, aplicativos de escritório BrOffice (editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides, banco de dados e editor de imagem), programa de gravação de CD/DVD, reprodutor de som e vídeo, suporte a quase todos os plugins de áudio e vídeo, manipulador de imagens, além do virtualizador. Para os órgãos do Estado, a atualização do Sistema Operacional e seus componentes é feita nos Servidores da Prodeb, que são renovados a cada 4 horas do repositório da empresa Canonical. Nele estão mais de 26.870 pacotes de produtos para administração do sistema operacional, gestão de redes, serviços de Internet, comunicação, desenvolvimento de sistemas, editores de texto/imagem/vídeo/som e utilitários diversos, dentre outros.

Na Administração Estadual a adoção do Mangaba se dará por adesão. As secretarias e órgãos públicos poderão aderir ao novo sistema operacional a partir do lançamento oficial, no Free Software Bahia 2009, que acontece nos dias 28 e 29 na Universidade do Estado da Bahia. O Mangaba foi criado à partir do Ubuntu, Sistema Operacional da empresa Canonical que já conquistou mais de 100 milhões de usuários no mundo, é também usado no Serpro e na Dataprev, dentre outras empresas federais.

Em fase de testes na Prodeb desde novembro de 2008, o Sistema Operacional Mangaba será lançado em sua terceira versão, tendo inclusive a vantagem de reconhecer a grande maioria dos drives de computadores, sendo perfeito para Notebooks e Desktops.