quarta-feira, outubro 26, 2005

Minas Gerais usa software livre para informatizar 4 mil escolas públicas




Fonte:




Os participantes do III Fórum de Software do Rio de Janeiro puderam alguns casos de sucesso de uso de software livre, como o Projeto Escolas em Rede, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para implantar laboratórios e secretarias informatizadas, com acesso à Internet banda larga, nas 4 mil escolas da rede pública mineira. Uma das exigências da secretaria era o gerenciamento remoto, pois não seria viável ter 4 mil técnicos para administrar as redes de cada uma dessas escolas.


A solução escolhida foi a Metasys, da empresa de mesmo nome, nascida em 2001 na Universidade Federal de Minas Gerais. "A solução é um 'metassistema operacional'. Todas as máquinas do projeto são diskless com boot no servidor. Oferecemos também o curso multimídia Metasys Desktop, que - em cinco minutos - ensina a utilizar esses aplicativos baseados em software livre", explica o diretor executivo da Metasys, Carlos Alberto Senna de Lima.

Com isso, a idéia foi primeiro incluir digitalmente o professor para que ele atuasse, mais tarde, como agente multiplicador desse conhecimento. Hoje, além da informatização das 4 mil instituições de ensino público da Minas Gerais, ferramentas de apoio ao ensino, de administração escolar e conteúdo on-line estão disponíveis para a capacitação de 160 mil professores ativos e 2,5 milhões de alunos. Tudo com software livre.

"Nosso grande desafio foi buscar um modelo de sustentabilidade com o software livre. Encontramos no software livre uma oportunidade que resolvemos abraçar e deu certo. Estamos muito satisfeitos", avalia Senna de Lima, que se denomina um novato no ramo, já que trabalha há pouco mais de três anos com software livre.


Fonte: O Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio