O sistema de submissão de artigos para o Workshop Internacional de Software Livre (WSL 2012) estará aberto a partir de quinta-feira, 1º de dezembro. Podem participar professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que apresentem trabalhos de cunho científico desenvolvidos em seus centros de pesquisa, empresas ou universidades, que usem, produzam, compartilhem, divulguem e pensem o software livre.

Os autores devem submeter artigos originais e que tratem de trabalhos concluídos ou em andamento relacionados com pesquisas sobre o ecossistema e o desenvolvimento de sistemas de software livre em todas as áreas da tecnologia da informação, ciência da computação e ciências humanas. Também são de interesse da comunidade do WSL trabalhos que abordem o processo de produção do software livre, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista das ciências humanas.

Os finalistas ao prêmio de melhor artigo apresentarão um pôster sobre seu trabalho na área de grupos de usuários do Fórum Internacional Software Livre (fisl).

O Comitê Organizador será formado por Fabio Kon (Universidade de São Paulo), Daniel Batista (Universidade de São Paulo), Gregorio Robles (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha), Carlos Machado (SERPRO), Paulo Meirelles (Universidade de São Paulo) e Antonio Terceiro (Universidade Federal da Bahia).

Mais informações sobre os tópicos de interesse do Workshop e o formato dos artigos podem ser encontradas na Wiki do evento.

O WSL 2012 seguirá o seguinte cronograma:

  • 22/04/2012 - Data limite para submissão de artigos
  • 20/05/2012 - Comunicação dos resultados
  • 03/06/2012 - Data limite para envio da versão final dos artigos
  • 25/06/2012 - Divulgação dos finalistas ao prêmio de melhor artigo e envio das instruções para confecção do pôster
  • 25 a 28/07/2011 - Data do fisl

Workshop Internacional de Software Livre

O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento acadêmico e científico de periodicidade anual que integra o Fórum Internacional Software Livre (fisl) e ocorre desde 2000 em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Em sua 13ª edição, o WSL tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e mantém-se alinhado com os objetivos do fisl, que ocorrerá de 25 a 28 de julho de 2012. Em especial, para a edição de 2012, o WSL enfatizará trabalhos que façam pesquisa sobre o ecossistema do software livre.