A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Fenadados, divulgou uma carta em que incentiva a utilização de Softwares Livres nas empresas públicas de tecnologia. O objetivo é propôr à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, ABEP, um debate sobre o modelo da Informática Pública para estados e municípios.

No documento, a Federação salienta que o uso de softwares livres, além de trazer mais segurança e confiabilidade às empresas públicas, também fortalece a rede econômica de empreendedores locais que trabalham na construção das ferramentas. A instituição também salienta que o software livre deve ser o elemento predominante na informática pública e o software proprietário deve ser a exceção.

A carta ainda discorre sobre mais cinco eixos principais de interesse da Fenadados: a importância das empresas e órgãos municipais e estaduais de tecnologia, a importância do funcionário público da área, a reversão da precarização e do sucateamento que estão acontecendo nas empresas de diversos estados, a participação na luta da Fenadados e dos sindicatos pela “regulamentação profissional” de tecnologia e a integração dos sistemas e serviços.

Leia a carta da Fenadados na íntegra.