http://ibxk.com.br/2011/11/materias/153101294228.jpg

A Mozilla disponibilizou a versão de testes da nona geração do navegador. Com interface intacta, a nova Raposa de Fogo vem para facilitar as buscas no Twitter, fornecer melhorias no gerenciamento de complementos, possibilitar um melhor controle das abas e aprimorar o desempenho com conteúdo HTML5.

O novo Firefox ainda está em fase Beta, todavia, vem para mostrar que a Mozilla não estava brincando quando trabalharia pesado na atualização do software. A nona versão não trouxe maiores mudanças nos quesitos visuais do navegador, mas sim melhorias no suporte para os padrões HTML5, MathML e CSS, além de otimização no desempenho do JavaScript.

Vale lembrar que esta é uma versão do navegador que está em fase de aprimoramento. Por isso, ela ainda pode apresentar instabilidade e o ideal é não utilizá-la como o browser padrão do computador.

A nova versão

Seus complementos, suas escolhas

Para quem pulou direto para a versão 9 do navegador, (sem testar a anterior), pode perceber algumas mudanças logo na primeira utilização. A primeira delas é exibida durante o carregamento do navegador. Antes que o usuário visualize a interface do aplicativo, uma janela questiona quanto aos complementos que o usuário usa, permitindo que o usuário desabilite aquelas que não têm mais utilidade.

http://ibxk.com.br/2011/11/materias/245995281292113.jpg

Tal ferramenta vem para diminuir a quantidade de memória consumida e dar maior controle ao usuário sobre os complementos que estão instalados no navegador. O Firefox monitora todos os complementos instalados e vem configurado para alertar o usuário cada vez que um outro aplicativo instala uma extensão.

Gerencie seus complementos

Desse modo, antes mesmo que o navegador seja aberto, o usuário pode cancelar a execução do complemento instalado sem permissão ou indesejado. Isso permite que o utilizador acabe com a infinidade de barras de pesquisa que poluem a interface e tenha controle total sobre o navegador.

Busque no Twitter diretamente pela Barra de pesquisas

A principal novidade do navegador vem para agradar aos usuários do microblog mais famoso do mundo. A funcionalidade que antes era adicionada com um complemento, agora vem instalada por padrão no aplicativo. Os usuários podem pesquisar palavras, usuários (com o uso do @) e hashtags (com o caracter # antes da palavra).

Buscas no Twitter direto no Campo de pesquisa

O Firefox abre a pesquisa em uma nova abra, listando os resultados em ordem cronológica. A funcionalidade de busca é do próprio Twitter, sendo que o recurso do navegador serve como um simples atalho.

Melhorias nas abas

A segunda funcionalidade interessante diz respeito à restauração de abas durante a inicialização do navegador. O Firefox 9 abre todas as abas que estavam presentes na última sessão e armazena o endereço de cada uma. Todavia, o navegador só vai carregar os conteúdos quando o usuário clicar sobre a aba que deseja utilizar.

Tal funcionalidade serve para o navegador economizar memória RAM e diminuir o tempo de carregamento durante o início da sessão. Para ativar a função basta acessar o menu “Ferramentas”, abrir as “Opções”  e marcar a caixa “Só carregar abas ao selecionar” (a qual aparece na aba Geral).

Arraste a aba para o lado

Outra mudança quanto à funcionalidade das abas diz respeito à animação na hora de reordená-las. Ao contrário das versões anteriores, a nona versão não exibe uma janela transparente e flechinhas ao lado das abas. A nova configuração deixa o navegador mais parecido com o Google Chrome. Vale salientar que se o usuário arrastar a aba para baixo, o conteúdo será aberto em uma nova janela — assim como acontecia nas versões antigas.

Ainda mais veloz e pronto para o HTML5

As novidades quanto ao HTML5 são mais úteis aos desenvolvedores, todavia, o usuário acabará sendo beneficiado com os futuros sites e aplicações que aproveitarão o novo padrão. De acordo com o blog oficial da Mozilla, o Firefox 8 vem com o recurso CORS para WebGL, funcionalidade que permitirá o carregamento de texturas a partir de outros domínios.

Janela do navegador

Além disso, o usuário poderá notar em breve que algumas páginas com HTML5 terão menus de contextos personalizados (assim como ocorre com os jogos e aplicativos em Flash). Outra mudança acontecerá na quantidade de vídeos e arquivos de áudio que poderão ser carregados numa mesma página com HTML5 sem afetar o desempenho do navegador. Isso será possível graças aos elementos de mídia que acompanham a nona versão da Raposa de Fogo.

Ainda melhor do que as versões anteriores

Apesar de ainda estar em fase de testes, o Firefox 9 já demonstra ser preparado para a web. O navegador alcança a pontuação máxima no teste Acid3 (algo que já tinha sido conquistado na sétima versão), mantém o baixo consumo de memória e ainda traz mais recursos — além dos supracitados — do que o antecessor.

Teste Acid

A nona versão, mesmo que em estágio Beta, já apresenta diversas vantagens para quem busca um software maduro e rápido para navegação. Claro, não é recomendada a utilização na atual fase de desenvolvimento, pois apesar de estar recheada de recursos, a quantidade de bugs ainda pode afetar o desempenho e pode trazer certa insegurança para quem acessa sites particulares.

Nossa Opinião
Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mozilla Firefox 9 Beta e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Nossos testes com o Firefox 9 Beta foram muito agradáveis. O software apresentou extrema estabilidade e ótimo desempenho para carregar páginas dos mais variados tipos. O navegador conseguiu se igualar a versão anterior em muitos quesitos, como no baixo consumo de memória e nos resultados do Acid3.

Todavia, o que mais nos surpreendeu foram os novos recursos, que permitem maior controle dos recursos e interação facilitada com o Twitter. Sem dúvida alguma, tais funcionalidades fazem da oitava versão uma excelente opção para usuários que buscam um navegador inovador e ágil.

Durante nossas verificações, pudemos notar que o Firefox 9 apresenta certa incompatibilidade com diversas extensões. Talvez com a atualização por parte das desenvolvedoras, o problema seja resolvido. Contudo, usuários que desejam testar a oitava versão e possuem muitos complementos devem tomar cuidado quanto a esse empecilho.

A instalação do Firefox 9 é muito rápida e a utilização é agradável, motivos que fazem da Raposa de Fogo, mesmo em fase de testes, uma das melhores opções para quem deseja alta velocidade e opções de personalização. Recomendamos a oitava versão do aplicativo apenas para usuários que não trabalham com informações importantes na web, visto que o browser ainda tem muitos erros — ainda que não tenhamos percebido nada durante nossa análise.

 

ImportantePrós

  • Buscas no Twitter direto pela Barra de Pesquisa
  • Máximo desempenho nos testes do Acid3
  • Nova animação para ordenação das abas
  • Gerenciamento aprimorado de complementos
  • Baixo consumo de memória RAM
  • Função para carregar abas apenas quando o usuário clicar sobre elas
  • Novas funcionalidades para melhorar o carregamento de sites com HTML5
Contras
  • Incompatibilidade com diversas extensões

* fonte: Baixaki