Próximo do lançamento da primeira versão estável do LibreOffice a The Document Foundation publicou o seguinte Comunicado de Imprensa, gentilmente traduzido e revisado pela equipe de tradução da comunidade BrOffice.org:

Libo_logo_highres_color_2

"A Document Foundation trata de documentos e os softwares associados a isso são fundamentais para criar, trocar, modificar, compartilhar e imprimi-los", disse Thorsten Behrens, um desenvolvedor de software e membro do Comitê Gestor da TDF. "O LibreOffice 3.3 é o primeiro aperitivo da estratégia de longo prazo, mas a jornada apenas começou, e as enormes vantagens da nossa filosofia de acolhimento das ideias dos desenvolvedores, ainda não estão totalmente refletidas na próxima versão do software"

O LibreOffice 3.3 é baseado no OOo 3.3, com otimizações de código e muitos recursos novos, que oferecerão uma previsão da direção do desenvolvimento para 2011 em diante. Os fundadores da TDF preveem um futuro completamente diferente para o paradigma da suíte de escritório, cujo formato atual tem mais de 20 anos, para basear-se no documento (onde o software é uma camada para a criação ou para a apresentação dos conteúdos).

Os desenvolvedores da TDF estão trabalhando a todo vapor para melhorar a qualidade geral do código do OOo, o que é um bom ponto de partida, tornando a facilidade dos testes do código e a garantia da qualidade uma prioridade. Esta é uma área na qual os novos desenvolvedores e hackers de código, cujo número cresceu para mais de 90 em apenas um mês, são imprescindíveis para a maior parte dessa atividade. 
Além disso, cada módulo do LibreOffice será submetido a uma extensa reescrita, com o Calc sendo o primeiro a ser reconstruído em torno de um motor totalmente novo - apelidado de Ixion - que vai aumentar o desempenho, permitir uma verdadeira versatilidade e acrescentar os tão aguardados recursos de banco de dados e macros VBA. O Writer será melhorado na área da fidelidade do layout e o Impress na área da fidelidade dos software de apresentações. A maioria dos novos recursos serão destinados, tanto para manter a compatibilidade com a suíte de escritório líder de mercado, quanto para introduzir inovações radicais. Eles também melhorarão a fidelidade na conversão entre formatos, na liberação de conteúdos, e reduzirão a dependência do Java.

"A Document Foundation estará no centro do universo do Software Livre, onde os usuários querem construir um futuro diferente para suítes de escritório, trabalhando em conjunto com os desenvolvedores", disse Italo Vignoli, um imigrante digital, e o mais antigo membro do Comitê Gestor da TDF . "Os usuários lêem, escrevem, modificam e compartilham documentos e estão mais focados no conteúdo, não nos recursos do software. Após 20 anos de software orientado aos recursos, agora é o momento certo para trazer de volta o conteúdo para o centro da atenção do usuário".

fonte: http://www.documentfoundation.org/lists/announce/msg00016.html
tradução: Rui Ogawa
revisão: Paulo S. Lima e Rogério Luz