Nesta palestra não foi um programador que falou sobre software livre mas, sim, um artista cênico. Kemel Zaidan mostrou com a sua experiência que “Contribuir com o Ubuntu é para seres humanos”, tema que foi ministrado no espaço Paraguai, da Latinoware 2010. “Uso software livre há quatro anos e comecei a contribuir logo que comecei a utilizar”, disse.

Hoje Zaidan cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas explicou de maneira prática como qualquer pessoa com diferentes formações profissionais ou que simplesmente tenha aptidão para um tema específico pode contribuir para que o Ubuntu seja um sistema operacional cada vez mais popular.

O primeiro passo, de acordo com Zaidan, para desmistificar a ideia de que o software livre é difícil, é a divulgação. “É fácil e é muito importante. O Linux era mais complexo e atingia um público mais avançado. O Ubuntu mudou a cara do universo Linux, se aproximando do usuário comum. As pessoas precisam saber que não é difícil ter e utilizar este sistema”, lembrou.

Muitas pessoas que não são da área de informática costumam contribuir com a tradução do Ubuntu. “99,9% dos softwares livres são traduzidos pela comunidade, por pessoas que usam os programas e não são programadores, mas contribuem”, disse Zaidan. Hoje, o Ubuntu tem dezenas de idiomas disponíveis, o que faz com que sua abrangência seja maior.

A acessibilidade na comunidade Ubuntu é uma das características priorizadas. “Perguntas simples raramente são ignoradas, nossos fóruns são monitorados para que isso não aconteça. O desenvolvimento do software livre depende da base de usuários crescente. A partir do momento que temos vários usuários contribuindo, a plataforma fica melhor”, lembrou.

Segundo Zaidan, para participar como colaborador é muito fácil. Basta se registrar no site (wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao). Todo o desenvolvimento do Ubuntu é centralizado pela ferramenta (launchpad.net).

O artista cênico ainda atenta para o fato de que estas contribuições não se limitam ao Ubuntu, “tudo equivale para outros softwares livres, que têm necessidades iguais ou semelhantes”.

“Cada grupo tem sua logística e filosofia. Vemos usuários avançados que utilizam o Ubuntu. O Ubuntu já vem com enfoque de respeito aos que estão chegando. A força do Ubuntu é a preocupação com os que estão chegando”, complementou.

* fonte: Latinoware 2010