Uma iniciativa do Governo Federal, por intermédio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil, desenvolve o aprendizado de sistemas de softwares abertos para interessados em conhecer a plataforma. Durante a palestra no Latinoware 2010, o assessor do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois, explicou como funciona o programa, criado em 2004.

Os cursos - à distância, em parceria com universidades - podem ser feito como forma de aprimoramento profissional, atendendo empresas públicas ou pessoas físicas. “O programa estimula o conhecimento a ser aplicado tanto na qualificação profissional, quanto no uso com as comunidades”, exemplifica Valois. Ao todo, o projeto se estende a 2.600 cidades. O Paraná é o estado com mais alunos matriculados, com treze mil pessoas.

Cursos – O programa oferece 78 cursos, com duração de uma a nove semanas, de acordo com a formação pretendida. As formações são divididas em Básico, com introdução à microinformática, Técnico, Programador, Administradores de Redes Livres e Agente de Registro. No endereço http://cursos.cdtc.org.br estão disponíveis a relação do conteúdo das aulas e agendamento das turmas, além de informações de como participar.

Segundo o assessor, o projeto gera impacto social, pois amplia as liberdades individuais com o acesso da tecnologia. Além disso, estimula o estudo e o desenvolvimento desse mercado emergente. “A ideia é o Estado prover certificação profissional para o mercado de trabalho, fazendo com que o cidadão tenha, pelo menos, o conhecimento básico dessa ferramenta, e, a partir daí desenvolver seu conhecimento técnico”, argumentou.

Itaipu – Segundo Valois, já está sendo estudada a implantação de um polo do CDTC no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), possivelmente no próximo ano. “O Paraná apresenta uma postura mais avançada em relação aos sistemas livres. Itaipu e o PTI já aderiram a migração total à plataforma, por isso a implantação de um polo aqui é importante”, disse.

* fonte: Latinoware 2010