Com muito humor e irreverência, Silvio Palmieri palestrou durante o 11º Fórum Internacional Software Livre (fisl11) sobre o tema "Software Livre: Realidade Comercial ou Paixão?". Palmieri, que atua na Organização Sou Livre, trabalha em um projeto de educação com crianças, para evitar, desde cedo, o contato único com sistemas da Microsoft. "O que existe hoje é um vício! As pessoas estão viciadas em utilizar Windows. Se trabalharmos com as crianças desde cedo, elas conhecerão as outras opções de plataformas como o Linux", disse.

Entre as inúmeras vantagens na utilização de softwares livres, citadas pelo palestrante, a rapidez e o compartilhamento de conhecimento são as principais. Para Palmieri, quem utiliza softwares de código berto tem mais conhecimento e informação, já que, o programador consegue visualizar e aprender com os códigos. "O conhecimento de quem trabalha com o código aberto é muito maior, e infelizmente a maioria dos cursos de programação só ensinam o programador a usar sistemas da Microsoft".

Palmieri citou ainda grandes empresas, como a NASA e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que utilizam a plataforma Linux. "O mundo livre é mais rápido. As melhorias chegam mais cedo no universo dos códigos livres", finalizou o palestrante.

O fisl11 acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Acompanhe as notícias pelo site www.fisl.org.br.