Olivier Hallot palestra em Silva Jardim

A utilização do pacote de aplicativos BrOffice.org, desde 2003, já rendeu à prefeitura de Silva Jardim uma economia de, aproximadamente, R$ 250 mil. Atualmente, mais de 300 máquinas usam o software, que dispensa o pagamento de licenças para a sua utilização. Na tarde desta terça-feira (27), funcionários da prefeitura tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o programa.

Para falar do assunto, foi convidado o diretor financeiro voluntário e membro do conselho deliberativo da BrOffice.org – Projeto Brasil e líder do time de tradução do software para o português do Brasil, Olivier Hallot.

Durante o encontro, Hallot falou sobre as funcionalidades do BrOffice.org e a indústria de oportunidades que surgem com a aplicação do software. “Para o usuário, a facilidade vem através do custo e a possibilidade de desenvolver suas atividades profissionais”, explicou, lembrando que para as empresas, há a iniciativa de desenvolver ambientes de negócios com esta tecnologia.

Outra vantagem destacada pelo palestrante é em relação ao suporte técnico que é mais acessível. “Além dos formatos de arquivos que são excelentes para montar acervos, devido a sua padronização”, enumerou.

Hallot lembrou ainda que parte da tecnologia é desenvolvida no Brasil. O sucesso do programa tem arrastado diversas empresas, grande parte delas públicas, a migrarem para o BrOffice.org . “Grandes empresas têm adotado por questões financeiras. Numa empresa com até mil computadores a economia com a licença chega a 80%”, compara.

Além do fator financeiro, a utilização do BrOffice.org proporciona para a prefeitura uma independência plena em relação ao formato aberto de arquivos (ODF) padrão definido pelo governo federal.

Presentes ao evento, os secretários de Governo, Vera Brito, Trabalho, Habitação e Promoção Social, Márcia Xavier, Planejamento, Ronaldo Pone e a secretária Especial dos Direitos das Mulheres e das Minorias, Jaqueline Alexandra Rocha Viana. O encontro contou também com participação de funcionários da prefeitura de Resende e de Tanguá, que vieram conhecer mais sobre o programa que será implantado nesses municípios.

Fonte: Comunicação Prefeitura Silva Jardim
Autor: Ludmila Azevedo
Foto: Diego Campos

* fonte: www.BrOffice.org