O PhD em física WieWit_wenematse Venema ministrou a palestra “Postfix: past, present and future” aos participantes do 11º Fórum Internacional Livre – fisl 11. Venema ficou conhecido por criar o agente de transferência de emails (MTA), que se tornou popular por ser rápido e fácil de administrar, sendo alternativa ao Sendmail.

Durante sua apresentação, o programador falou ao público sobre os desafios com os quais se deparou e as soluções que encontrou para o desenvolvimento do software. Segundo ele, durante a construção do Postfix o objetivo foi resolver problemas que eram comuns em outros softwares semelhantes utilizados no passado.

Questões como filtros para impedir a entrada de malwares e warms fizeram parte da fala de Venema, que instigou a participação da plateia durante sua palestra. Uma das soluções apontadas para o problema foi a concessão de menos privilégios ao servidor e ao usuário. “Quando desenvolvi o Postfix, eu já havia passado por outros experiências semelhantes e por isso já sabia quais eram os tipos de erros que eu não poderia cometer. A questão dos privilégios estava entre os pontos principais. Era preciso deixar uma lacuna entre a recepção da mensagem e o processo de entrega”, pautou.

Ao ser indagado sobre a utilização de novas plataformas para impedir a infecção de arquivos por pragas, Venema foi objetivo. “Seria muito bom se meu software pudesse garantir que os e-mails que eu estou recebendo são de uma fonte segura, mas pensar nisso é ser idealista”, afirmou.

O fisl11 está sendo realizado no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, até sábado, 24 de julho. Mais informações no site www.fisl.org.br.