Festival teve palestras e instalação de programas

Caxias do Sul – Realizado simultaneamente em 20 países, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre teve no sábado a sua primeira edição na cidade. O evento está em sua sexta edição e proporcionou aos caxienses a oportunidade de debater a utilidade e o desenvolvimento desses programas para computador.

O mérito para a entrada de Caxias no grupo de cidades-sede do festival foi do analista de dados da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Amador Pahim, 27 anos.

Há um ano e meio na cidade, o potiguar de Natal trouxe para o Sul a vontade de debater e difundir os programas desenvolvidos de forma colaborativa. A ideia foi abraçada pela universidade, que cedeu o espaço para a realização do festival.

Tema do encontro, software livre é o tipo de programa para computador que pode ser usado, modificado e distribuído sem necessidade de pagamento.

Alguns deles, como o sistema operacional Linux (similar ao Windows) ou o navegador Mozilla Firefox (concorrente do Internet Explorer) são bastante conhecidos por usuários, mas ainda perdem em popularidade quando são comparados aos seus concorrentes pagos.

Os cerca de 60 participantes que compareceram ao prédio do bloco 71 da UCS puderam ampliar conhecimentos na área por meio de palestras com especialistas que abordaram a filosofia e o desenvolvimento do software livre.

Ideia base do festival, uma sala foi destinada para instalação gratuita de softwares pelos usuários.

Mesmo com a possibilidade de baixar em casa a maioria dos programas oferecidos, o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistema na Faculdades de Tecnologias (FTEC) Rafael de Amaral, 23, aproveitou o apoio especializado para instalar em seu notebook o sistema operacional chamado Ubuntu.

– Sempre tive interesse nesses programas e vim aqui para aproveitar o suporte para instalação – comenta Amaral, auxiliado na tarefa pelo acadêmico de Ciência da Computação da UCS, Rodolfo Stangherlin, 23.

Por Vagner Benites

Jornal Pioneiro