A nova versão conta com três anos de suporte da companhia, incluindo atualizações grátis de segurança e manutenção. Além disso, traz a possibilidade de integração de redes sociais e acesso à Loja de Músicas Ubuntu One.

A versão, já disponível para download gratuito, oferece maior velocidade de inicialização, segundo a Canonical.

“O Ubuntu 10.04 LTS desafia as percepções para desktops de software livre, trazendo uma categoria nova de usuários para o mundo deste sistema operacional. O suporte a longo prazo torna o sistema ainda mais atrativo ao mercado corporativo de TI”, afirma Jane Silber, CEO da Canonical.

Para redes sociais, a novidade do Ubuntu é o “Me Menu”, que permite o acesso e atualização rápidos de redes como Facebook, Digg, Twitter e Identica. Além disso, o recurso integra canais de chat como Google Talk, MSN e IRC.

Com a funcionalidade Ubuntu One é possível compartilhar arquivos, pastas, agendas e contatos, tudo salvo na nuvem.

Já a Ubuntu One Music Store disponibiliza músicas das maiores gravadoras do mundo, segundo a Canonical. É possível comprar faixas na loja online e compartilhar músicas DRM-free gratuitas de um único local para múltiplos computadores e dispositivos.

O sistema traz, ainda, o Ubuntu Software Centre 2.0, que permite encontrar novos softwares e rastreá-los, desde que estejam instalados na nova interface.

Os usuários também podem testar os softwares fornecidos pela Ubuntu, pelos parceiros da Canonical e por desenvolvedores que usam o serviço de hospedagem Launchpad PPA da Canonical.

A nova versão do software livre oferece, ainda, o Ubuntu 10.04 Netbook Edition (UNE), que promete velocidade de inicialização expandida para netbooks, bem como paralisação e reinício mais rápidos para ampliar a duração da bateria.

O Ubuntu 10.04 LTS Desktop Edition e Netbook Edition já estão disponíveis para download pelo link http://www.ubuntu.com/

Por Gláucia Civa

Fonte Baguete