22 de Outubro de 2008 - 19h12 - Última modificação em 22 de Outubro de 2008 - 22h35
Ministério do Desenvolvimento lança programa de inclusão digital no meio rural
Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou o Projeto Territórios Digitais na tarde de hoje (22), em Belém (PA). Com a iniciativa, o MDA pretende promover a inclusão digital no meio rural brasileiro. O lançamento foi feito por meio de uma webconferência, com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da governadora do Pará ,Ana Júlia Carepa, e de parceiros do projeto que estavam nas duas sedes das Casas Digitais do Pará.
O Projeto Territórios Digitais consiste na construção de espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet, as Casas Digitais. Até agora, segundo a coordenadora do projeto, Rossana Moura, foram construídas duas casas em Belém, ao custo de cerca de R$ 30 mil cada uma.
As Casas Digitais serão conectadas à internet por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações. Cada casa será equipada com dez computadores, mobiliário, impressora, webcam e servidor, segundo o MDA.
As sedes devem ser instaladas em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais. Até o final deste ano, está previsto o funcionamento de outras 15 unidades. Para Ulisses Manaças, da coordenação nacional do MST do Pará, o programa é importante "porque a visa democratizar a informação” e precisa ser acelerado.
O programa começa no Pará devido à experiência do estado em projetos de inclusão digital, como o Navegapará. Segundo o ministro Guilherme Cassel, o projeto Territórios Digitais se insere no Territórios da Cidadania, que é uma parceria dos governos federal estadual e municipal que visa ao desenvolvimento sustentável regional e à garantia de direitos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário