Fonte:
SÃO PAULO – A Toshiba afirmou que não colocará no mercado até o fim desse ano, como previsto, a nova geração dos seus leitores de HD DVD.
O adiamento foi causado por problemas não resolvidos a tempo no sistema de proteção contra cópias. Essas semanas a mais são particularmente preocupantes para uma empresa que é a principal apoiadora de um formato que compete em desenvolvimento, há três anos, com o Blu-ray, capitaneado pela Sony, para ser o substituto dos atuais DVDs.
O HD DVD usa um laser azul para incluir 15 Gbytyes em um único disco. Para comparação, um DVD convencional comporta 4,7 Gbytes.
Os primeiros leitores de Blu-Ray estão previstos para meados de 2006. O lançamento dos modelos de HD DVD ainda em 2005 era um de seus trunfos comerciais, pois poderia ganhar terreno enquanto a concorrência não chegasse para valer.
Segundo a Toshiba, o hardware dos leitores já está aprovado. As fábricas aguardam apenas a liberação do AACS 1.0 (sigla em inglês para sistema de acesso avançado de conteúdo) para iniciar a produção.
Já é o segundo atraso na liberação dos leitores de HD DVD. Quando foram anunciados, esperava-se que os produtos estivessem disponíveis nos mercados americanos e japoneses ainda em 2005. No começo desse ano, a Toshiba já havia anunciado o atraso da liberação nos EUA para o primeiro trimestre de 2006.
Paulo Silvestre, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário