quinta-feira, dezembro 15, 2005

Serpro migra para o Linux




Fonte:




Faz parte da política brasileira o incentivo à utilização do software livre, tanto que, no programa de inclusão digital Computador para Todos, os PCs terão programas abertos como padrão. Diante dessa orientação, alguns órgãos públicos já começaram a migrar os sistemas proprietários para sistemas livres, como é o caso do Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro), empresa vinculada ao ministério da Fazenda, que presta serviços na área de tecnologia da informação.


no recife, todas as 318 máquinas da empresa já rodam o linux, sendo 110 exclusivas para o software livre. Foto: Glauco Spíndola/DP. De acordo com chefe da área de tecnologia da informação da regional Recife do Serpro, Paulo Arruda, a empresa já conseguiu migrar do Windows para o Linux as 3.577 estações de trabalho das sete mil existentes em todo país. "No Recife, nós temos 318 máquinas e todas usam Linux, mas ainda contamos com dual boot, que usam dois sistemas operacionais, por causa da necessidade de nossos clientes", afirma. Do total de computadores, 110 são exclusivamente Linux, aqueles usados como estações administrativas e para o suporte técnico. "No entanto, adotamos o OpenOffice como padrão de gravação de documentos, todos os funcionários do Serpro trabalham com o programa", destaca.

Com a migração, o Serpro conseguiu economizar R$ 10,5 milhões na compra de licenças proprietárias. Parte deste valor foi reinvestida em treinamentos, renovação de infra-estrutura, consultoria e suporte. De acordo com o gestor, o sistema operacional usado é a distribuição Fedora Core 2.0, da Red Hat, que sofrerá um upgrade para a versão 4.0 até o final do ano, o pacote OpenOffice e o navegador Firefox. "No início, enfrentamos uma certa resistência dos funcionários, mas já foi superada", comenta Paulo.

Emprel - Empresa Municipal de Informática (Emprel) também deu início à migração dos sistemas dos órgãos ligados à Prefeitura do Recife. O plano é concluir a mudança até 2007. Atualmente, a Emprel está migrando os sistemas e, segundo o cronograma estabelecido, será seguida pela Emlurb, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Câmara dos Vereadores. "Não significa que em dois anos as máquinas sejam 100% Linux, porque algumas licenças continuarão válidas. Vamos cumprir uma agenda sem estresse", afirma.

Desde 2002, o município não adquire o pacote Office da Microsoft, as novas máquinas vêm com softwares livres instalados. "No entanto, os desktops que já estão com as licenças pagas continuarão usando o Office, mas quando houver necessidade de atualização, migraremos", explica o diretor de Infra-estrutura de Informática, José Alberto Pereira. Dos 52 servidores da empresa, apenas quatro rodam NT, os demais, Linux.

Outra iniciativa da Emprel na área de software livre, apresentada durante a Lacfree, foi o lançamento do Manguebit, uma versão simplificada da distribuição do Fedora Core 4.0 com a interface gráfica QVWM para distribuir aos interessados em conhecer o software livre. O nome é em homenagem ao cantor e compositor Chico Science, morto em um acidente de carro em 1997, que era funcionário da empresa. (A.P.).

A EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA TAMBÉM INICIOU A MIGRAÇÃO DOS ÓRGÃOS LIGADOS À PREFEITURA DO RECIFE. previsão é concluir mudança em 2007


Fonte: Diario de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio