Fonte:
SÃO PAULO – O estudante holandês Robbie Groenewoudt criou uma maneira de transformar o GMail em um pseudo-sistema de troca de arquivos P2P.
Batizado de G2G Exchange, o sistema de Groenewoudt tira proveito dos 2,5 Gbytes de espaço online do serviço de e-mail gratuito do Google. De uma maneira não prevista pelos seus criadores, ele cria um índice de arquivos que pode ser visto por outros usuários do sistema.
O sistema funciona pela Web e exige que o nome de usuário e a senha do GMail sejam informados. Por isso, o próprio Groenewoudt recomenda a criação de uma conta de e-mail dedicada apenas ao uso com o G2G Exchange. De qualquer forma, o sistema permite que apenas e-mails com um determinado marcador ("label") sejam exibidos aos outros usuários, evitando que correspondências convencionais sejam inadvertidamente compartilhadas.
Para o usuário fazer o upload de arquivos, deve enviar a sua conta do GMail uma mensagem com o arquivo anexo. Vele lembrar que o GMail não permite anexos maiores que 20 Mbytes, o que acaba restringindo a aplicação do G2G Exchange.
O download dos arquivos é feito diretamente dos servidores do Google, e não da máquina de quem os publicou, por isso foge do conceito clássico de P2P (peer to peer), a que se propõe.
O programa ainda está em beta e traz algumas imperfeições que seu criador promete, no site do produto, corrigir. Do seu lado, o Google, que acaba servindo como provedor de espaço para aplicações como essa, não tomou nenhuma iniciativa contrária a elas.
Onde encontrar:
Paulo Silvestre, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário