quinta-feira, dezembro 01, 2005

Rogério Santanna rebate declaração de Marcelo Branco




Fonte:




A política de software livre conduzida pelo governo federal mantém o seu rumo, delineado desde 2003 e apresenta resultados nunca vistos em outros governos. Isso é o que afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, ao comentar as declarações recentes de Marcelo Branco, um dos articuladores do Projeto Software Livre Brasil.


SLTI: software livre gera resultados nunca visto

Branco trabalhou como consultor do governo federal, auxiliando na definição da posição oficial do país na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação e recentemente declarou que cortes no orçamento e falta de experiência técnica foram os fatores que levaram ao atraso da implementação do projeto de utilização de software livre pelo governo federal, no processo conhecido como "migração".

Em nota à imprensa, a SLTI declarou também que a Secretaria está desenvolvendo soluções com licença livre que utilizam hardware comoditizado baseadas em computação de grades e clusters. Essas arquiteturas possibilitam o compartilhamento de recursos para o aproveitamento de capacidades ociosas e permitem que computadores trabalhem em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas.

O secretário também citou a disponibilização de softwares livres desenvolvidos pelo governo, como o caso do Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic) que possibilita o levantamento de diversas informações sobre o hardware e o software das estações de trabalho, além de documentos como o "Guia de Migração para Software Livre".

No depoimento em Túnis, o articulador do PSL-Brasil, afirmou que houve "queda de braço" entre gestores do governo, ligados ao Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) e ao Ministério do Planejamento, o que atrapalhou politicamente o andamento da implantação do software livre ao longo deste ano.

Quarta-feira, 30 novembro de 2005 - 13:12 COMPUTERWORLD


Fonte: IDGNOW


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio