A ZealTech Informática está desenvolvendo um sistema automatizador e de aprendizado que permite, em pouquíssimos minutos, configurar e disponibilizar um servidor Linux PDC baseado em Debian.

 

O servidor terá os seguintes serviços disponíveis:

 

• Compartilhamento de arquivos e pastas (Samba3);

• Acesso à internet com regras de controle (Proxy - Squid3);

• Firewall (Iptables);

• Resolução de nomes (DNS - Bind9);

• Atribuição de endereços IP com opção de reserva (DHCP).

 

Todo o processo é realizado em 2 etapas.

 

Na primeira etapa são preenchidas algumas poucas informações referentes a rede e serviços. Posteriormente será gerado um arquivo .ZIP contendo os arquivos de configurações e 2 scripts de instalação e configuração. Estes arquivos de configuração também serão exibidos individualmente no navegador para que se possa ler seu conteúdo e verificar como está configurado. Um detalhe importante é que todos estão comentados em português.

 

Na segunda etapa, o arquivo .ZIP gerado deverá ser copiado para raiz do sistema Linux e descompactado. Uma pasta de nome 'server' é criada com os arquivos de configuração e scripts. O primeiro script a ser executado é o 'instalar.sh', mas para isso é necessário dar permissão de execução à ele.

 

Daí em diante o processo de instalação e configuração final dos serviços é feito através de menus e de maneira muito fácil.

 

Todo este processo é explicado em detalhes no vídeo disponibilizado no YouTube através do link 'www.youtube.com/watch?v=EvreWCiH_Xg'.

 

Este sistema é destinado basicamente à 3 situações:

 

1. Para quem deseja usufruir de um servidor Linux e não sabe como configurá-lo manualmente, serviço por serviço, editando seus arquivos de configuração;

 

2. Para quem já trabalha com a implementação de servidores Linux, porém, precisa de uma forma mais rápida de realizar o serviço nos clientes;

 

3. Para quem deseja aprender como configurar um servidor e seus serviços.

 

Neste último caso é necessário por parte do implementador um conhecimento básico em Linux, pois o aprendizado se dá através da geração de 2 ou mais configurações diferentes de servidor e, posteriormente, a comparação entre arquivos de configuração de um mesmo serviço, visando assim verificar quais as divergências entre eles, ou seja, que pontos devem ser modificados para que o serviço funcione de acordo com suas necessidades.

 

Além disso, neste processo de aprendizado, será necessário analisar os scripts de instalação e configuração, que são simples, para que se possa compreender como efetuar os cadastros de usuários, computadores, criação de pastas dos grupos e suas configurações no Samba, assim por diante.

 

Apesar de totalmente funcional, conforme demonstra o vídeo, este sistema ainda não está disponível para uso, pois alguns refinamentos estão sendo efetuados e outros recursos possivelmente serão implementados.

 

O acesso ao sistema também não está claramente definido, mas provavelmente será comercial. Caso se confirme, o interessado terá direito a gerar 1 ou 2 configurações para teste e, caso deseje continuar a fazer uso, será cobrado um valor X para um pacote que permite gerar até Y configurações. O valor e a quantidade de configurações que se poderá gerar ainda não estão definidos, mas segundo seu desenvolvedor os interessados podem ficar tranquilos, pois o valor não será nenhum absurdo.

 

Este sistema foi desenvolvido pensando nas empresas que desejam utilizar os benefícios de um servidor Linux, mas por praticidade ou outros motivos mantém nas estações o sistema Windows. Sendo assim, o sistema não faz referência ao ingresso de uma estação Linux no domínio do servidor.