Em uma época em que o conteúdo digital é tão presente na vida das pessoas, ter a capacidade de expor as ideias em suporte eletrônico se torna essencial!

Existem várias iniciativas nesse sentido, desde simples serviços de blog a complexas ferramentas proprietárias que podem custar alguns milhares de dólares. No meio desse caminho, dentre várias opções, existe o Managana, ferramenta livre que nasceu da experiência de alguns anos do Ateliê Ciclope de arte digital. O software surgiu da necessidade de simplificar o processo de criação num cenário em que vários tipos de dispositivo, de celulares e tablets a computadores, se tornaram comuns e muito usados para o acesso a conteúdo. Ele é uma das respostas possíveis para a pergunta "qual forma simples tenho de me expressar no mundo digital?".

A partir de um editor visual (do tipo WYSIWYG) é possível produzir vários tipos de conteúdos, de uma simples apresentação a complexos vídeos interativos, passando por livros e revistas digitais constantemente atualizadas. O Managana cuida dos meandros técnicos, simplificando o processo de publicação em navegadores e também na forma de aplicativos móveis e mesmo apresentações públicas.

Até a última versão, o software, mesmo livre (licença LGPL3), dependia do plugin Adobe Flash Player para a exibição de material em navegadores. Essa limitação impedia a chegada de alguns conteúdos a vários aparelhos, como telefones e tablets, que dependiam da criação e distribuição de apps móveis, processo que, mesmo feito pelo próprio Managana, não estava nos planos de alguns produtores.

A versão liberada em agosto de 2013 muda esse cenário adicionando uma versão HTML5 ao sistema de exibição. Agora o conteúdo criado no Managana pode ser visto em uma gama maior de aparelhos, mantendo os mesmos princípios de criação anteriores. Uma apresentação do potencial do software, feita e exibida nele mesmo usando HTML5 pode ser vista aqui:

http://www.managana.org/editor/?render=5&community=managanaintropt

A versão para Adobe Flash Player ainda está lá, e o Managana tenta escolher qual tecnogia é mais apropriada quando o conteúdo é acessado.

O site do projeto é www.managana.art.br (ou www.managana.org). Nele é possível encontrar o software para download, a documentação (guias para instalação e uso), além de todos os códigos fonte. As ferramentas envolvidas na criação e no uso do Managana são o Apache Flex, o PHP, o MySQL, além de Javascript para o player HTML5, que toma como base o CreateJS.